_Ciência

Dia Mundial da Água: veja as reportagens que o Gizmodo já fez sobre o assunto

No Dia Mundial da Água, releia todas as reportagens que o Gizmodo Brasil já fez sobre o assunto.

No Dia Mundial da Água, não estamos passando por uma situação exatamente agradável no Brasil. A falta de água sempre foi uma questão delicada em várias partes do Brasil, principalmente na região Nordeste, mas só quando o problema chegou a São Paulo a sociedade começou a se mobilizar.

Fizemos um apanhado de todas as reportagens do Gizmodo sobre o tema. Leia e reflita: o que você pode fazer para ajudar na questão da falta de água?

Copa em São Paulo? Vai ter. Água a gente não sabe. Entenda o problema do Sistema Cantareira – Leandro Beguoci visitou algumas das cidades que fazem parte do sistema que abastece boa parte dos paulistas e explica como a situação da represa se tornou insustentável.

Com a crise da água em São Paulo, o desenvolvedor Matheus Murbach criou um site que permite que a população veja o nível em que cada uma das represas do estado está trabalhando.

Em janeiro desse ano, a situação do Sistema Cantareira já ultrapassava as previsões mais pessimistas da Sabesp. Na última sexta feita, a Cantareira subiu e as reservas de água estavam em 16% do total. A notícia é boa, mas o fantasma da falta de água ainda ronda.

Em novembro, o engenheiro Pedro Ricardo Paulino apresentou o Wateair, uma máquina que “fabrica” água utilizando a umidade do ar. Alguns dias depois, entrevistamos o engenheiro e ele nos explicou como as mini-usinas de água funcionam.

O Gizmodo Brasil fez uma reportagem especial para o Uol sobre a água e a falta dela. Entenda por que essa é a crise hídrica da abundância e como o fato de termos muita água nos fez esquecer de que ela é um recurso finito.

No começo do mês, falamos sobre o Aquífero Guarani, um reservatório que água que está debaixo da terra e cujo nome sempre aparece nas discussões quando a questão da água se torna um problema. Um dos nossos comentaristas, Ingo Daniel Wahnfried, é estudioso do Aquífero Guarani e deu uma explicação acurada sobre como ele funciona, que vale muito a pena ler.

E, por fim, para colocarmos a mão na consciência, vamos dar uma olhada nessa imagem que mostra toda a água que existe na Terra. Parece pouco? E é. Precisamos de água para viver e parece que ainda demora bastante até que consigamos levar a ideia de Interestelar adiante e saiamos pelo espaço procurando outro lugar para viver. Por isso, precisamos cuidar e preservar o que temos por aqui. E precisamos fazer isso agora.

[Imagem de destaque via Aztlek]

Sair da versão mobile