Você já pensou em ter um objeto extraterrestre decorando a sala da sua casa?

Agora você até pode, mas vai ter que desembolsar um bom dinheiro para isso. 

O diamante conhecido como “O Enigma” será leiloado em fevereiro pela casa de leilões Sotheby’s Dubai. A peça de 555 quilates é o maior diamante lapidado já comercializado. O belíssimo pedregulho gourmet é avaliado em mais de 5 milhões de libras esterlinas (cerca de R$ 37,5 milhões).

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Sotheby’s (@sothebys)

Como o próprio nome sugere, sua história é repleta de incógnitas. Não se sabe ao certo como a pedra se formou, apenas que ela veio do espaço. A dúvida maior é se o diamante extraterrestre teria se originado pela colisão de um meteorito com a Terra ou se o próprio meteorito já trouxe o diamante formado dentro dele ao planeta. 

De toda forma, não deixa de ser uma peça de outro mundo. Ele é basicamente composto de carbono cristalizado e lembra bastante o carvão, o que dá a ele o nome de carbonado (ou diamante negro). A título de curiosidade, diamantes negros são extremamente raros e costumam ser encontrados apenas no Brasil e África Central.

Este diamante também tem uma relação especial com o número cinco. Além de seus 555 quilates, ele também possui 55 faces. Sem falar em sua lapidação, baseada na mão de Khamsa. Este símbolo do Oriente Médio representa força e proteção, enquanto a tradução literal da palavra árabe Khamsa é “cinco”.

O diamante extraterrestre está em exibição em Dubai. Entre os dias 24 e 26 de janeiro poderá ser visto em Los Angeles e depois em Londres, entre 2 e 9 de fevereiro. Será leiloado após essa turnê, sendo aceitas até mesmo ofertas em criptomoedas.