Diamantes são maravilhosos, e também muito caros. Mas Dan Frost, do Geoinstituto Bayerisches, na Alemanha, descobriu que é possível criá-los a partir de pasta de amendoim. É sério.

A BBC Future diz que Frost estava trabalhando duro para replicar as estruturas cristalinas complexas que podem ser encontradas no manto inferior da Terra. Ele pensou que o processo poderia envolver dióxido de carbono, em uma reação que extrai hidrogênio e – por causa das grandes pressões – cospe o carbono na forma de diamante.

Então Frost decidiu testar a reação em um laboratório. Ele criou altas pressões, lançou materiais ricos em carbono – neste caso, pasta de amendoim – e então esperou. Ele poderia ter usado CO2 em vez da pasta de amendoim, mas isso também demoraria muto tempo. “Muito do hidrogênio foi liberado e destruiu o experimento”, ele disse à BBC Future, “mas só depois de ser convertido em diamante.

Isso não vai garantir um anel de noivado mais barato, mas os pesquisadores esperam que a descoberta ajude a criar uma forma nova e mais barata de criar diamante artificial para ser usado em supercomputadores e em computação quântica. E talvez, apenas talvez, Frost possa usar a experiência para descobrir como o manto da Terra foi formado.[BBC Future]

Imagem por Anna via licença Creative Commons