_Giz Indica

Joga aí: Tomb Raider, Cities Skylines e mais (21/03/21)

Todos os domingos, o Gizmodo Brasil traz uma curadoria de jogos para você experimentar no seu console de videogame, smartphone, tablet ou PC.

Imagem: Crystal Dynamics/Square Enix

Todos os domingos, o Gizmodo Brasil traz uma curadoria de jogos para você experimentar no seu console de videogame, smartphone, tablet ou PC. Alguns deles podem não ser inéditos, nem terem sido lançados recentemente. A ideia aqui é levar até você sugestões de títulos que possam ser do seu interesse — e quem sabe valham a pena dar uma oportunidade.

Lembrando que os jogos podem ter seus preços alterados a qualquer momento nas lojas em que estão acessíveis. A disponibilidade de cada um também pode ser alterada por parte das desenvolvedoras.

AER Memories of Old (PC)

Desenvolvido pela Forgotten Key, AER Memories of Old é um jogo de aventura e exploração em que seu objetivo é solucionar quebra-cabeças para evitar que a humanidade seja tomada pela escuridão. Seu papel como protagonista — um dos últimos metamorfose conhecidos até então — é vasculhar as ruínas de uma antiga civilização que cultuava deuses, agora esquecidos, e que deixaram fragmentos de sua passagem por este mundo.

Enquanto conhece os cenários do jogo, que é de mundo aberto, o personagem pode se transformar em um pássaro para explorar e descobrir um universo vibrante de ilhas flutuantes no céu, que antes eram conhecidas como Terra dos Deuses. O game tem um estilo bem minimalista, tanto na jogabilidade quanto nos visuais, tornando este um dos jogos alternativos mais bonitos, mesmo após quatro anos desde seu lançamento original, em 2017.

AER Memories of Old está em promoção na nuuvem.

Tomb Raider: Definitive Edition (PS4, PS5)

Primeiro título da trilogia moderna da franquia clássica Tomb Raider, o game conta os primeiros anos de Lara Croft como uma jovem exploradora, muito antes de ela se tornar a arqueóloga experiente dos primeiros jogos da série. Na trama, Lara viaja rumo à sua primeira grande aventura, mas o navio em que ela está é atingido por uma intensa tempestade e ela vai parar em uma ilha com um segredo místico e muito perigoso, colocando não só a vida dela em risco, mas também dos amigos que a acompanham na viagem.

O gameplay é em terceira pessoa, e Lara pode utilizar um arsenal de armas e ferramentas para tentar sobreviver, incluindo armas de fogo e o arco e flecha que veio a se tornar uma das marcas registradas da personagem. O título é uma excelente introdução a uma das protagonistas mais conhecidas e importantes da história dos jogos, servindo como um resgate para admiradores das antigas, ao mesmo tempo em que apela à construção emocional da arqueóloga para conquistar novos fãs.

Tomb Raider: Definitive Edition está em promoção na PlayStation Store.

Cities: Skylines – Xbox One Edition (Xbox One, Xbox Series X|S

Cities: Skylines é um jogo de gerenciamento de cidades para que você construa e controle… cidades! E literalmente tudo o que você encontraria em uma cidade de verdade: planejar estradas, linhas de ônibus e parques, definir em quais áreas o dinheiro será gasto, erguer ruas ao lado de pontos estratégicos (como perto do metrô, por exemplo) e muito mais. Seu trabalho é coordenar o crescimento dos municípios fictícios ao lado dos prefeitos.

Não apenas aquilo que está visível é necessário gerenciar: água, energia elétrica e outras características precisarão ser revisitadas a todo instante para evitar um colapso da cidade. Além disso, você deverá estar atento a setores como saúde e segurança pública — tudo para manter a qualidade de vida de todos os habitantes. Tem até a possibilidade de construir bares, restaurantes e boates para movimentar a vida noturna e permitir que as pessoas se divirtam.

Cities: Skylines — Xbox One Edition inclui o jogo original completo e a expansão After Dark. O jogo está em promoção na Xbox Live.

Blind Drive (iOS, Android)

Dirigir pode não ser uma tarefa fácil para algumas pessoas. Agora imagine sem conseguir enxergar a pista à sua frente? Essa é a proposta do divertido Blind Drive: você não vê nada, apenas alguns marcadores que indicam a velocidade e o número de vidas disponíveis para usar. E por que “vidas”? Porque o objetivo é evitar colisões e, caso você sofra algum acidente ou atinga algum obstáculo, você perde um coração (são três, no total).

Como não é possível ver a estrada, sua condução é feita por meio da escuta. Durante o percurso, você vai notar sons específicos que indicam quando é seguro continuar e quando o recomendado é colocar o pé no freio e desacelerar um pouco. Em outros casos, não vai ter jeito — pise no acelerador e faça manobras para evitar batidas. Os gráficos são bem simples, mas nem por isso deixam de ser bonitos; lembram até alguns filmes do diretor Quentin Tarantino.

Blind Drive está disponível na Play Store e App Store.

Sair da versão mobile