_Instagram

Como fazer os vídeos mais maneiros para Snapchat e Instagram

Confira cinco aplicativos para melhorar suas produções nas plataformas de vídeos que duram 24h; um deles é o Apple Clips

A Apple acabou de lançar seu mais novo aplicativo, um iMovie móvel para a geração Snapchat, que é bem mais do que apenas um editor de vídeos leve que você pode usar no seu celular. Turbine aqueles clipes dos seus animais de estimação e férias antes de mandá-los para o Instagram e Snapchat com esses editores de vídeo online, colocando ferramentas profissionais no seu bolso.

• Como deixar suas contas de redes sociais o mais privadas possível
• Como apagar sua existência online, mas manter todos os seus dados

Quik

Imagem: Captura de tela

Anteriormente chamado de Replay, mas comprado e renomeado pela GoPro no ano passado, o Quik é uma das melhores opções de edição de vídeo móvel, e você não precisa de uma das câmeras da companhia para usá-lo. Uma das melhores funções é a forma como você pode escolher destaques de cenas mais longas, apesar de também poder cortar clipes manualmente se você quiser maior controle.

Depois dos seus clipes serem editados, você escolhe entre 24 “estilos” de vídeo e pode colocar camadas de texto e música de fundo também, tudo com alguns toques na tela. É uma das melhores escolhas se você quer fazer com que seus clips pareçam ter sido editados em um computador, mas não quer esse trabalho todo. Também é uma das interfaces mais suaves que encontramos.

A única verdadeira fraqueza do aplicativo é que ele pode ser um pouco básico demais para algumas pessoas. Se você gostar do Quik, mas quiser algo um pouco mais sofisticado, tente o Splice, que é parecido e também da GoPro. Porém, por enquanto ele só funciona no iOS e é um pouco mais difícil de controlar.

Grátis para iOS e Android

LumaFX

Imagem: Capturas de tela

O LumaFX promete “efeitos de vídeo infinitos” para os seus clipes, e, por mais que não tenhamos testado essa constatação, o aplicativo certamente apresenta muitos filtros e efeitos com os quais você pode brincar. Ele também tem uma pegada bem mais profissional e sofisticada do que algo como o Quik ou os efeitos que já vêm nos aplicativos do Snapchat e do Instagram.

Não é o editor mais robusto, mas se você quer fazer uma edição rápida você pode, se você quiser ir mais fundo e mudar a força de um efeito ou alterar o brilho e contraste, também é possível. Além disso, você consegue arrumar alguns problemas comuns nos vídeos, como o balanço de cores ou ter um vídeo na orientação errada.

As forças do aplicativo são definitivamente o quanto você pode editar os efeitos e como eles são aplicados, mas isso também acrescenta um pouco de fricção e o torna mais difícil de usar do que outros aplicativos. Ele também custa algum dinheiro, mas a possibilidade de alterar o seu vídeo como se ele fosse uma fotografia vale o custo da entrada.

U$2,99 para iOS

FilmoraGo

Imagem: Capturas de tela

Se o Quik é muito simples e o LumaFX é muito complexo, então um dos melhores editores de vídeo móveis para você pode ser o FilmoraGo. Ele mantém alguns dos efeitos e filtros como itens adicionais pagos, mas ainda há muito a explorar de graça. Você pode mudar todo o visual dos seus clipes de alguns temas bem selecionados e acrescentar texto e outras camadas para um toque final bem facilmente também.

Vá mais fundo e você descobrirá ferramentas mais avançadas, como ajuste de cores e efeitos de câmera lenta. Se você quer tomar mais controle sobre o seu vídeo, então o FilmoraGo tem essa profundidade de acrescentar trilhas sonoras e cortar e mudar as cenas por uma linha do tempo simples.

Não há dúvidas de que o FilmoraGo é um dos editores de vídeo mais capazes nos smartphones em termos do que você pode fazer com seus clipes — estávamos juntando clips e colocando filtros em pouco tempo —, mas isso também tira algumas das soluções mais rápidas de abordagens de aplicativos como o Apple Clips… e as compras dentro do aplicativo também vão afastar algumas pessoas.

Grátis com compras dentro para iOS e Android

Adobe Premiere Clip

Imagem: Capturas de tela

Para quem quer levar a edição de vídeos mais a sério e não está procurando filtros engraçadinhos, existe o Premiere Clip, a versão móvel, limpa e grátis para usar do colosso dos desktops. Na real, ele pode ser bem divertido e intuitivo de usar, mas estamos falando de cortar cenas, acrescentar áudio e melhorar as cores ao invés de encher os seus vídeos de camadas de emoji e efeitos visuais arrojados.

Posto isso, também existem alguns filtros instantâneos aqui, como camadas de Instagram para vídeo, e você pode alterar a luz das suas cenas e acrescentar efeitos de câmera lenta. Você precisa de um Adobe ID (que é grátis) para usar o aplicativo, e o compartilhamento social direto é limitado ao Facebook e ao YouTube, apesar de você poder salvar seu trabalho antes, para subir em outros aplicativos sociais.

Não espere muito do Adobe Premiere Clip, mas ele é excelente no básico: deixar suas filmagens cruas apresentáveis a partir do seu celular.

Grátis para iOS e Android

Apple Clips

Imagem: Capturas de tela

Então, o que a Apple está trazendo para o jogo? Em uma primeira olhada, o Clips é agradavelmente divertido e fácil de usar, para que você consiga criar com o maior impacto, com um título grande ou um filtro estilo Prisma, com o mínimo esforço possível. Tem uma tonelada de efeitos e filtros e emojis para você escolher, mas tudo ainda parece direto e fácil de acessar, seja você um especialista em edição de vídeo ou não.

As ferramentas que você provavelmente vai usar mais, como desligar o áudio, estão bem na cara, e você pode costurar diversos clipes em um se quiser. Por enquanto, não é possível compartilhar diretamente através do Snapchat (você precisa salvar o vídeo antes), apesar da maioria das outras redes sociais estar funcionando corretamente, e não existe uma versão do aplicativo para você testar no Android ainda, como era de se esperar.

Ainda está no começo, mas o Clips tem muito apelo, certamente é um dos editores mais fáceis de usar que mostramos aqui. Se os usuários vão achar que ele apresenta ferramentas diferentes o bastante das que já existem no Instagram e Snapchat, vamos ter que esperar para ver.

Grátis para iOS

Sair da versão mobile