_Jogos

Diretor de Diablo 4 e outros desenvolvedores deixam Blizzard após polêmicas

Após reportagem, empresa confirmou saída de funcionários

Blizzard desmente rumores e diz que “Diablo 4” não chegará ao Game Pass

Imagem: Blizzard

Em meio as polêmicas envolvendo assédio sexual e discriminações na empresa, a Activion Blizzard teve mais uma baixa de funcionários essa semana. Uma reportagem do Kotaku informou que Luis Barriga, diretor de Diablo 4, o líder de designer Jesse McCree e o designer de World of Warcraft Jonathan LeCraft deixaram a empresa.

Fontes confirmaram ao veículo que os nomes dos mesmos não estavam mais visíveis no diretório interno da Blizzard ou no Slack.

Após a reportagem, um porta-voz da Activision Blizzard afirmou que Barriga, McCree e LeCraft não estão mais na empresa, mas não revelaram o motivo. “Estamos confiantes em nossa capacidade de continuar o progresso, oferecer experiências incríveis aos nossos jogadores e seguir em frente para garantir um ambiente de trabalho seguro e produtivo para todos”.

Uma das possíveis razões seriam a ligação com a ação judicial do estado da Califórnia contra a empresa que está sendo acusada de manter um ambiente tóxico com diversos relatos de assédio sexual, remuneração desigual e discriminação dos funcionários.

Outra reportagem da Kotaku revelou que durante a Blizzcon de 2013 aconteceu a “Suíte Cosby”,  sala que continha bebida e um retrato gigante do humorista Bill Cosby, condenado por crimes sexuais, e supostamente pertencia a Alex Afrasiabi, desenvolvedor do WoW .

Afrasabi é um dos poucos citados no processo por assediar sexualmente colegas de trabalho, as vítimas relatam que ele tinha um comportamento violento. O desenvolvedor não está mais na Blizzard.

A Bloomberg relatou que o apelido da suíte se dava porque uma das salas de trabalho da Blizzard tinha um carpete brega – comparando com as roupas que o comediante usava – e antecedeu as alegações de agressão sexual sobre Bill Cosby, apesar de que alguns funcionários da empresa contestaram essa versão da história.

McCree, que dá nome a um dos heróis de Overwatch, LeCraft e Cory Stockton também foram mencionados na “Suíte Cosby”. Duas fontes confirmaram que Stockton foi colocado em licença da empresa.

Luis Barriga trabalhou na Blizzard desde 2006 e era uma das figuras públicas que estava desenvolvendo Diablo 4, anunciado em 2019 e, por enquanto, não tem data de estreia.

Na Activision Blizzard, tem acontecido uma série de saídas após as denuncias virem à tona, dentre eles J. Allen Brack, ex-presidente da Blizzard Entertainment, e Jesse Meschuk, vice-presidente sênior de recursos humanos para a Blizzard e Activision Blizzard. Além disso, a empresa perdeu patrocínios em Overwatch e Call of Duty.

[Kotaku]

Sair da versão mobile