Beber e dirigir é uma ideia estúpida. E existe alguma chance de passar vergonha (no jornal da TV, no Pânico…), mas e se a vergonha fosse garantida? Haveria menos gente dirigindo depois de beber? A polícia da capital do Havaí (EUA) quer testar esta hipótese: eles estão publicando na internet as fotos dos motoristas bêbados pegos pela polícia.

A medida entrou em vigor ontem, e funciona assim: toda quarta, a polícia de Honolulu vai colocar por 24 horas as fotos dos suspeitos neste site, durante seis meses, para então avaliar os resultados. Isso causou polêmica, é claro. Quem apoia a ideia diz que isso evita que pessoas dirijam embriagadas; além disso, esta informação seria pública — só ficou mais fácil obtê-la. Os críticos dizem que a medida não adianta; além disso, publicar fotos dos motoristas antes de julgá-los fere a constituição: afinal, nos EUA, todo mundo é inocente até que se prove o contrário.

Às vezes é necessária uma medida radical para ensinar aos motoristas que se deve ter cuidado ao dirigir. Mas esta medida é, na melhor das hipóteses, uma invasão de privacidade enorme. Se fizessem isso por aqui e sua foto surgisse no site da polícia, quem iria acreditar que você é inocente? [AP via G1; imagem de Mike Kline]