Olhando pra trás, lembrei de um momento ocorrido na primeira edição da Campus Party Brasil, em 2008, quando assuntos que assolam a blogosfera desde os tempos de Weblogger, Revista da Web e Blogger Brasil, como monetização de blogs e "velha" mídia vs "nova" mídia, foram debatidos ad nauseam. Mas a grande polêmica daquela edição foi o tal embate entre blogueiros e jornalistas, quando galhofagens e arnaldojaborizadas que pouco acrescentaram a uma rixa sem o menor sentido foram disparadas por ambos os lados.

Creio que o Gizmodo Brasil é um excelente exemplo de como jornalistas podem, sim, ser ótimos blogueiros; e vice-versa. É um blog no qual jornalistas escrevem com o devido desrespeito a leads e limites de caracteres, podendo emitir opiniões pessoais, usando vocabulário informal com algumas pitadas narrativas a la New Journalism, mas sem deixar de lado a produção original de conteúdos, apuração de dados e cobertura in loco dos principais eventos de tecnologia. Que pratica, diariamente, a tão propagada convergência de mídias, com posts informativos e descontraídos.

Outro aspecto importante: o Gizmodo Brasil é um exemplo para todo blog que pretende ser levado a sério por agências de publicidade. O conteúdo original, contextualizado e de qualidade dos seus brand channels é a prova de que blogs podem se tornar veículos de mídia com credibilidade e audiência significativa, sem precisar apelar para posts "copy-and-paste" e piadas recicladas. 

Gosto especialmente dos posts originais produzidos pela redação daqui, que souberam captar o espírito da filial gringa e adaptá-lo para o sempre peculiar cenário brasileiro com malemolência e bom humor, mas sem deixar de lado o olhar crítico. Os posts são, ao mesmo tempo, informativos e informais. 

Uma sugestão? um novo layout cairia bem a calhar, hein?

* Sobre mim: Alexandre Inagaki, 37 anos, jornalista e blogueiro. :) Escrevo desde 2002 no blog Pensar Enlouquece, Pense Nisso, cuja nova versão, com visual remixado e remasterizado, e com a participação de colunistas, entra no ar até o final deste ano. Também mantenho um blog no portal MTV, o Pop Cabeça, sou colunista do portal Yahoo! e da revista Pix, e trabalho como consultor de comunicação digital para algumas empresas e agências de publicidade. Torço para o Guarani Futebol Clube, toco reco-reco, triângulo e campainha, e postei recentemente diversas fotos e informações comprometedoras sobre minha pessoa em meu blog.