_Vídeo

Disney inventa um método para clonar humanos em robôs

Isto é meio fascinante, meio assustador, e 100% bizarro: a Disney inventou um processo para clonar seres humanos de verdade na forma de robôs com pele de silicone. O método deles analisa a face da pessoa usando câmeras 3D de captura de movimentos. Depois, ele calcula a densidade, a composição e o formato perfeito de […]

Expressões faciais em robôs, cortesia da Disney.

Isto é meio fascinante, meio assustador, e 100% bizarro: a Disney inventou um processo para clonar seres humanos de verdade na forma de robôs com pele de silicone. O método deles analisa a face da pessoa usando câmeras 3D de captura de movimentos. Depois, ele calcula a densidade, a composição e o formato perfeito de uma pele sintética que imita com precisão expressões humanas específicas.

Esta é a descrição do paper apresentado na edição deste ano da Siggraph pelos cientistas da Disney Research, em Zurique:

“Nós propomos um processo completo para projetar, simular e fabricar uma pele sintética para um personagem animatrônico que imita a face de um certo sujeito e suas expressões. O processo começa com a medida das propriedades elásticas de um material usado para fabricar tecido mole sintético. Com esses dados, nós usamos simulações baseadas na física para prever o comportamento de uma face quando é movida pela atuação de um robô por baixo dela.”

Após capturar as expressões do sujeito, o processo deles calcula precisamente o quão grossa ou fina a pele animatrônica deve ser em diferentes pontos. Essa espessura variável permite a fiel reprodução das expressões faciais humanas. É “o componente-chave do nosso processo,” de acordo com os pesquisadores. Seu “novo esquema de otimização determina o formato da pele sintética, bem como a os parâmetros de atuação que provêm a melhor combinação para as expressões que se espera obter.”

Na realidade, eles chamam isso de “Clonagem Física Facial.” Consigo imaginar isso sendo usado, num futuro próximo, para o desenvolvimento de androides capazes de se expressarem com movimentos faciais, exatamente como os humanos fazem. Acrescente um pouco de inteligência artificial ou um sistema de download cerebral e boom!, imortalidade instantânea. Ou cabeças falantes estilo Futurama. Qualquer um dos dois.

Fico pensando quando veremos um clone do Walt Disney — o Walt Disney de verdade. É por isso que a Disney Research está trabalhando duro nisso, certo? [Disney Research via Siggraph via Dvice via Creator Project]

Sair da versão mobile