_Tecnologia

Um bilhão de arquivos mostram quem vence a disputa tabs vs. espaços entre programadores

Esta é uma das maiores batalhas já travadas entre os programadores: você deveria usar a tecla tab ou cinco espaços ao recuar linhas em seu código-fonte?

Esta é uma das maiores batalhas já travadas entre os programadores: você deveria usar a tecla tab ou cinco espaços ao recuar linhas em seu código-fonte?

Como aprender programação?
Aprenda mais sobre programação usando este baralho com trechos de código

O debate, em última análise, se resume à forma como o código-fonte é exibido ao ser editado. A razão pela qual desenvolvedores se irritam é que o código fica desajeitado se o mesmo método não for usado em todo o arquivo. Isto pode se tornar especialmente complicado quando várias pessoas trabalham no mesmo projeto.

O debate já se arrasta há tanto tempo que os programadores se referem a outros como “gente de tab” e “gente de espaço”. Isso foi até mencionado em um episódio recente da série Silicon Valley, da HBO: Richard prefere tabs e fica irritado em ver Winnie – que trabalha para o Facebook – usando espaços. O breve relacionamento acaba por causa disso!

O chileno Felipe Hoffa, que trabalha para o Google, decidiu encontrar um vencedor para este debate. Assim, ele analisou 1 bilhão de arquivos entre 14 diferentes linguagens de programação para descobrir qual método é realmente mais popular e, em seguida, publicou os resultados em um post no Medium.

Os dados vieram de arquivos do GitHub armazenados no BigQuery. Ele removeu duplicatas e arquivos com menos de 10 linhas de código. O desenvolvedor também deu um voto por arquivo: assim, se o desenvolvedor usou abas e espaços, o voto foi para o método usado mais frequentemente.

Por fim, os 400.000 repositórios principais foram classificados pelo número de estrelas que receberam no GitHub entre janeiro e maio de 2016.

Eis os resultados:

Como você pode notar a partir dos dados, o vencedor aqui são os espaços. Em toda grande linguagem de programação (fora C), os espaços foram mais utilizados nos arquivos mais populares no GitHub. Esta evidência é a mais definitiva em revelar se tabs ou espaços são mais populares no código-fonte.

Mas por quê? Alguns dirão que é simples: os espaços serão exibidos da mesma forma em qualquer hardware ou software de visualização de texto, e são mais visíveis do que tabs. Enquanto isso, tabs são mais organizados e geram código-fonte mais enxuto. Sinto que o debate espaços vs. tabs ainda está longe de acabar.

[Medium]

Imagens por HBO e Medium/@hoffa

Sair da versão mobile