_Drones

DJI Phantom 4 é um drone incrivelmente rápido e (quase) à prova de acidentes

Com um novo sistema de sensores, o Phantom 4 consegue desviar de obstáculos sozinho.

A DJI, maior fabricante de drones para consumidores, está de volta com o quadcóptero mais compacto e esperto já feito: o Phantom 4 desvia automaticamente de obstáculos, captura vídeos incríveis em todas as direções, e faz você parecer um controlador profissional de drones, mesmo que nunca tenha usado um antes.

O novo Phantom 4 está disponível em pré-venda por US$ 1.400, um pouco mais caro do que o preço inicial do seu antecessor, o Phantom 3. Mas, para quem se interessa por drones, ele tem novos recursos que fazem valer a grana extra.

A linha de drones DJI Phantom definiu o que as pessoas esperam de quadcópteros equipados com câmeras nos últimos anos. A cada novo modelo, o voo do Phantom se torna mais suave e a câmera melhora um pouco. Com o Phantom 4, no entanto, ele deixa de ser apenas uma câmera com asas que é fácil de pilotar: esse drone praticamente tem vida própria.

A qualidade da imagem do Phantom 4 foi melhorada: a câmera possui novas lentes que devem ser mais nítidas nas bordas da imagem capturada. Mas ele também representa um grande salto adiante em robótica.

O recurso mais legal é o sistema de monitoramento de obstáculos, que deve ajudá-lo a escapar de alguns galhos de árvore e portas de garagem que aparecerem no seu caminho. O sistema funciona com o uso de duas câmeras ópticas frontais que escaneiam objetos próximos ao drone.

O software de detecção de obstáculos automaticamente redireciona o Phantom 4 para longe do objeto que pode atrapalhar o seu voo. E ainda mais legal: se o drone perceber que não pode voar ao redor de um obstáculo, ele vai flutuar e esperar pelo próximo comando, como um boneco robótico voador. Quando a função “retornar” estiver ativada, o Phantom 4 também vai evitar obstáculos no seu caminho de volta.

Obviamente o sistema não é perfeito, e ele não consegue desviar do que não pode ver. Então você ainda deve pensar um pouco quando o estiver controlando – se o drone tentar voar por cima de algo e bater em um galho de árvore, por exemplo, você é quem precisará fazê-lo desviar.

A mente robótica afiada do Phantom 4 também é útil em um recurso chamado ActiveTrack, que transforma o drone em um cinegrafista inteligente que segue um objeto específico. Usando o app móvel da DJI, toque no objeto que você quer que a câmera do Phantom 4 acompanhe, e o drone sempre o deixará centralizado. A empresa nos disse que esse recurso tem algumas limitações, mas, se funcionar, vai ser como mágica.

O Phantom 4 também vem com um modo para esportes que atinge velocidades de até 70 km/h, ao mesmo tempo que mantém taxas ágeis de subida e descida. Deve dar uma boa ideia de como podem ser corridas de drones, mesmo que você só compre um desses para gravar vídeos.

Ele ainda ganhou algumas mudanças cosméticas e de hardware. O Phantom 4 tem linhas mais elegantes e aerodinâmicas que o ajudam a atingir velocidades maiores sem usar muito mais energia. Os motores de propulsão agora são expostos, permitindo mais eficiência térmica. Os propulsores também usam um novo mecanismo que funciona mais ou menos como alguns frascos de medicamentos: é fácil fechar, mas, para abrir, é preciso dar uma empurrada para baixo e depois torcer.

Ele já entrou em pré-venda nos EUA, e as primeiras unidades serão entregues a partir do dia 15 de março. [DJI]

Sair da versão mobile