Enquanto o mundo acompanha com entusiasmo as novas empreitadas do rover Perseverance em Marte, a Amazon decidiu homenagear sua antecessora, a sonda Opportunity. O documentário “Good Night Oppy” será dirigido por Ryan White (diretor de Assassins) e contará com o apoio da empresa de efeitos visuais Industrial Light and Magic.

O Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa também vai colaborar com imagens de arquivo inéditas, além de compartilhar seus conhecimentos sobre a missão Opportunity com a Amazon Studios, Film 45, Amblin Television e Tripod Media, que vão coproduzir o documentário.

Carinhosamente conhecida como “Oppy”, a sonda da Nasa foi lançada em 2004 com uma expectativa de vida de apenas 90 dias. Porém, o robô surpreendeu a todos ao esticar sua missão e explorar Marte por 15 anos. Após muitas conquistas e imagens impressionantes, o rover não conseguiu sobreviver a uma tempestade de poeira em 2019.

A Nasa (e o mundo todo) se despediu da Oppy com tristeza naquele ano. Em um tuíte, a agência espacial norte-americana fez uma dedicatória ao rover, afirmando que ele “foi, e ainda é, a Oportunidade única na vida”.

Assine a newsletter do Gizmodo

A ideia do documentário é explorar exatamente essa conexão entre humanos e o robô. Ainda não foi divulgada nenhuma data, mas já estamos ansiosos pela estreia.

[Engadget, Variety]