_Robôs

Documentário mostra as pesquisas sobre robôs militares e seus possíveis problemas

Teremos robôs assassinos no futuro? Esta é uma das perguntas que este documentário do Motherboard tenta responder.

Robôs são o futuro. Exoesqueletos, familiares, cirurgiões, que se defendem com espadas, que apresentam telejornais: nossos amigos de metal vem adquirindo novas habilidades e novas funções. Robôs também são o futuro nas forças armadas — o Exército dos EUA é um dos maiores financiadores das pesquisas neste campo, o que inevitavelmente leva a uma pergunta: teremos robôs assassinos no futuro?

Esta é uma das perguntas que este documentário do Motherboard tenta responder. Eles tiveram acesso ao ATLAS e ao ESCHER, dois modelos humanoides desenvolvidos com o apoio das forças armadas norte-americanas. Claro, eles ainda não são robôs assassinos, mas assustam um pouco, sim.

[youtube 5qBjFZV19p0 740 416]

Além dos robôs e os pesquisadores responsáveis, o Motherboard também conversou com pensadores como Jody Williams, ativista política conhecida por seu trabalho no combate pela proibição das minas terrestres — que lhe rendeu o Prêmio Nobel da Paz em 1997 –, e o físico do MIT Max Tegmark. The Dawn of Killing Machines tem cerca de 28 minutos e foi disponibilizado na íntegra no YouTube pelo Motherboard, com legendas em português. Se você quer saber se ou quando teremos um Robocop ou um Exterminador do Futuro por aí, vale a pena assistir. [Motherboard]

Sair da versão mobile