_Espaço

Doidão terraplanista morre durante acidente com foguete

Era uma tentativa de voo com um foguete caseiro feito por Mike Hughes; durante o voo, houve um problema, que fez Hughes e o foguete colidirem no chão.

Mike Hughes, o doidão terraplanista, ao lado de um dos seus foguetes

Mike Hughes ao lado de um de seus foguetes. Crédito:madmikehughes.com/reprodução

“Mad” Mike Hughes, 64, faleceu nesta sábado (22) após decolar em um de seus foguetes caseiros e posteriormente cair durante uma tentativa de voo em Barstow, na Califórnia (EUA). O foguete chegou a ser disparado, e ele tentou acionar o para-quedas, mas não funcionou.

Ele foi alvo de várias reportagens no passado por sua crença de que a Terra é plana, por isso foi apelidado por nós como “o doidão terraplanista”. Nos EUA, ele era conhecido como “Mad Mike”.

Hughes era engenheiro e o acidente ocorreu durante a filmagem o de uma série para o canal americano Science Channel, da Discovery Channel, chamada de “Homemade Astronauts”. Durante a gravação, ele tentou alcançar a altitude de 1,5 km (5.000 pés) acoplado em um foguete a vapor construído por ele e seu parceiro Waldo Stakes.

Tradução: Michael ‘Mad Mike’ Hughes morreu tragicamente hoje [no sábado] durante uma tentativa de lançar seu foguete caseiro. Nossos pensamentos e orações estão com sua família e amigos durante este tempo tão difícil. Sempre foi o sonho dele de fazer este lançamento e o Science Channel estava lá para documentar a jornada dele.

De acordo com o jornalista Justin Chapman, que trabalhava em um perfil de Hughes para o Los Angeles Times e que estava presente no acidente, o doidão terraplanista provavelmente já estava inconsciente durante a decolagem. “O pára-quedas se desfez durante o lançamento. Então, o foguete subiu em arco e desceu”.

Em um vídeo postado por Chapman no Twitter, é possível ver a decolagem, os problemas com para-quedas e a queda do foguete no solo.

Hughes ganhou notoriedade pela sua crença em que a Terra é plana. Ele esperava conseguir ir ao espaço com seus foguetes para poder provar sua tese. Durante sua jornada, o máximo que conseguiu foi atingir uma altitude de 570 metros em março de 2019.

Segundo o Space.com, a ideia dele era, em um segundo momento, atingir uma altitude de 100 km, bem na junção entre a atmosfera da Terra e o espaço.

Uma pena ele não ter conseguido, pois talvez constataria com seus próprios olhos que a Terra é redonda.

[LA Times e BBC]

Sair da versão mobile