_Ciência

10.000 dominós caindo em fileiras funcionam como uma calculadora

O YouTube está repleto de vídeos de dominós caindo, mas o matemático Matt Parker superou todos eles com 10.000 dominós que funcionam como uma calculadora binária. Como isso é possível? Este vídeo explica o básico. Matt começa criando um “circuito” com os dominós: são duas cadeias que vão caindo até chegarem a um ponto final. […]

O YouTube está repleto de vídeos de dominós caindo, mas o matemático Matt Parker superou todos eles com 10.000 dominós que funcionam como uma calculadora binária. Como isso é possível? Este vídeo explica o básico.

Matt começa criando um “circuito” com os dominós: são duas cadeias que vão caindo até chegarem a um ponto final. Aí temos a parte bacana: neste ponto final, há mais dominós, e eles representam um valor diferente ao caírem (valor 1) ou ao ficarem em pé (valor 0). Dessa forma, é possível criar um sistema binário – o mesmo utilizado pelo seu computador – usando dominós.

Combinando vários circuitos em um só, é possível criar um sistema que realiza somas. No vídeo abaixo, Matt começa somando 4 e 6, o que resulta em 8 e 2:

Depois, o matemático tenta ir mais longe, somando 9 e 3. Isso parece simples, mas o circuito funciona na base de zeros e uns: por isso, na verdade ele está somando 1001 e 11 para obter 1100 em base binária. Na verdade, segundo Matt, esta calculadora pode “somar dois números binários de quatro dígitos e retornar o resultado como uma soma binária de cinco dígitos”.

Infelizmente, ocorre um erro (um “vazamento” de circuito), mas ainda assim a calculadora de dominós mostra o resultado esperado – junto a outro não-esperado. Acontece.

Apesar da complexidade, a calculadora é bastante simples e mostra como os cálculos são feitos dentro de nossos gadgets. Para mais detalhes, confira este vídeo do Numberphile.

Sair da versão mobile