O Doodle de hoje — disponível em quase todo o mundo — celebra o aniversário de 200 anos de George Boole. Nós todos temos de agradecer muito ao Boole por ter criado as operações matemáticas que servem de base para as operações lógicas da computação.

A algebra booliana, como ficou conhecida, é o ramo da matemática que consiste em operações com valores “verdadeiros” ou “falsos” — também conhecidos como 1 ou 0 — para realizar operações lógicas. Por sua vez, com elas foi possível criar operações com condições complexas de portas lógicas, que permitem computadores entenderem conceitos como OR (Ou) e AND (E).



O doodle em si mostra o resultado de várias operações lógicas que variam dependendo do valores de x e y. Quando o x e o y aparecem no pequeno g, as outras letras acendem, pois seus resultados se tornaram “verdadeiros”. Se você está está estranhando o termo XOR no doodle, ele significa “Exclusive OR”, que só acontece quando uma das entradas é “verdadeira”, não quando as duas são.

Boole era um matemático britânico, que se tornou o primeiro professor do Queens’s College, em Cork. Sua pesquisa aprofundou em equações diferenciais e em símbolos lógicos.

[Google]