Em março passado, Dorian Nakamoto foi apontado como o criador do Bitcoin pela Newsweek. Ele negou a história. E agora está levantando fundos para entrar com uma ação contra a publicação, que se recusa a fazer uma retratação. E ele aceita doações em… Bitcoins.

Em seu site, chamado Newsweek Lied, Nakamoto alega que a revista distorceu fatos, alterou e fabricou citações, e falsificou conversas inteiras. Ele também faz uma quantidade razoável de críticas ao artigo. E, desde a publicação da reportagem, Nakamoto foi praticamente caçado por jornalistas e até se envolveu em perseguições de carro para evitar repórteres – ele alega, portanto, que o artigo destruiu a sua vida.

Nakamoto aceita doações em Bitcoins, mas não só isso – também é possível pagar em cartão de crédito, se assim as pessoas preferirem. Ele não divulgou exatamente quanto quer levantar, dizendo apenas que uma ação contra a Newsweek será “muito cara” e que ele “não tem os recursos para pagar os custos de tal ação”, mas, aparentemente, o dinheiro excedente vai ser usado para pagar outras das suas despesas. [Newsweek Lied via Verge]