O Dots é um jogo curioso: ele é extremamente simples – basta ligar os pontos – e, ao mesmo tempo, muito viciante. Até então exclusivo para iOS, ele chegou ao top 5 da App Store em 30 países. Agora ele está disponível para Android, e de graça.

Você pode baixá-lo aqui. O objetivo é simples: conectar os pontos da mesma cor para eliminá-los; cada partida dura 60 segundos. Também há um modo com tempo ilimitado, mas que permite apenas 30 jogadas: o objetivo é maximizar sua pontuação.

O jogo é fácil de aprender, mas difícil de dominar. Isso porque há diferentes estratégias para aumentar sua pontuação: por exemplo, ao formar quadrados, você ganha mais pontos.

E o que você faz com sua pontuação? Você pode gastá-la em power-ups para avançar mais rápido no jogo. O “encolhedor” elimina do tabuleiro um ponto que você escolher. O “ampliador” remove todos os pontos da mesma cor. E o “para o tempo” pausa o relógio por 5 segundos; você só pode usá-lo uma vez por rodada.

Claro, se você quiser, pode comprar esses power-ups com dinheiro de verdade: 5.000 dots custam US$ 0,99. Mas, felizmente, não há um mecanismo que (quase) obrigue você a comprar itens – ao contrário do Candy Crush Saga.

E você não precisa jogar sozinho. Há um modo multiplayer local: jogue uma rodada, depois passe seu dispositivo iOS/Android para um amigo e veja quem se saiu melhor. Também é possível trazer seus amigos do Facebook e Twitter para ver a pontuação deles no placar, e como você se compara em relação a eles.

Quer aprender, descobrir e conhecer mais sobre desenvolvimento de apps e jogos? Então sugerimos que você visite o site do Short Stories Live, o primeiro evento do Gizmodo e do Kotaku no Brasil, sobre o novo PIB digital. Leia mais: www.sslive.com.br

O visual do jogo é bem bacana, quase retrofuturista: lembra um pouco o Tetris, mas adota o flat design e seu visual limpo. E ele é decididamente viciante: desde seu lançamento em maio, foram disputadas 1 bilhão de partidas.

Paul Murphy, cofundador do Dots, diz ao TechCrunch que a equipe desenvolveu a versão para Android de forma a poder atualizá-la tão rápido quanto o app para iOS.

O jogo Dots já está disponível em português na Amazon Appstore e no Google Play. Baixe-o aqui: [Google Play via TechCrunch]