_Ciência

Dragão de Komodo está ameaçado de extinção

Este é um animal conhecido por seu tamanho enorme, mordida venenosa, olfato sensacional e apetite voraz.

Imagem: ROMEO GACAD/AFP (Getty Images)

A União Internacional para a Conservação da Natureza atualizou o status do dragão de Komodo para “ameaçado de extinção”, uma atualização preocupante para o maior lagarto do mundo.

A grande ameaça que esses animais enfrentam é o aumento do nível do mar, já que os lagartos vivem apenas em várias ilhas da Indonésia, mais obviamente em Komodo, e seus habitats nesses locais estão diminuindo. Espera-se que a elevação das águas reduza seu alcance em 30% ao longo de 45 anos, de acordo com uma declaração da IUCN que discute as últimas reclassificações.

A Lista Vermelha da IUCN 2021-2022 avaliou mais de 138 mil espécies e descobriu que quase 40 mil estavam ameaçadas de alguma forma. Infelizmente, 8,4 mil delas foram marcadas como criticamente ameaçadas de extinção e quase 15 mil foram classificadas como em perigo ou vulneráveis. Para colocar esses números em contexto, existem 10 mil espécies mais ameaçadas neste relatório do que na lista IUCN 2019.

O retrocesso do dragão de Komodo é triste pois este é um bicho conhecido por seu tamanho enorme, mordida venenosa, olfato sensacional e apetite voraz.

Porém, essa não é a única espécie com quem devemos nos preocupar. Espantosos 37% das espécies de tubarões e arraias também estão ameaçadas de extinção. Todos esses animais sofrem pesca excessiva, com cerca de um terço deles também afetados pela degradação do habitat e cerca de 10% prejudicados pelas mudanças climáticas.

Felizmente, quatro espécies de atum estão se saindo melhor do que nos últimos 10 anos, passando da beira da extinção em alguns casos para a lista de “menos preocupante” em outros.

“Essas avaliações da Lista Vermelha são a prova de que as abordagens de pesca sustentável funcionam, com enormes benefícios de longo prazo para a subsistência e a biodiversidade. Precisamos continuar aplicando cotas de pesca sustentáveis ​​e reprimindo a pesca ilegal”, disse Bruce Collette, presidente do grupo de pesquisa de atum da IUCN, em comunicado da IUCN.

Apesar disso, os ecossistemas marinhos e terrestres estão sendo destruídos pelas atividades humanas. Esta mudança no status de conservação é a primeira que os dragões de Komodo recebem desde que foram avaliados como uma espécie vulnerável em 1996. A reclassificação se baseia em pesquisas publicadas no ano passado na revista científica Ecology and Evolution, que alertou sobre os efeitos das mudanças climáticas em uma ilha tão concentrada.

“A ideia de que esses animais pré-históricos deram um passo mais perto da extinção devido em parte à mudança climática é aterrorizante – e um outro toque de clarim para que a natureza seja colocada no centro de todas as tomadas de decisão às vésperas da COP26 em Glasgow,” disse Andrew Terry, o diretor de conservação da Sociedade Zoológica de Londres no comunicado da IUCN , referindo-se à próxima conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas na Escócia.

Os primeiros fósseis do gênero Varanus – ao qual o dragão pertence – apareceram há cerca de 40 milhões de anos. Embora a ameaça que os animais enfrentam seja um pouco mais difícil de ver do que algo como um urso polar faminto, é muito real. E como é o caso com qualquer história de conservação, será necessário um verdadeiro esforço coletivo para evitar que outra história tragicamente evitável se desenrole.

Sair da versão mobile