_Drones

Drone fecha Aeroporto Internacional de Dubai, o terceiro mais movimentado do mundo

O Aeroporto Internacional de Dubai (DXB) foi fechado, e todos os voos foram impedidos de decolar por cerca de 30 minutos nesta manhã. O motivo? Um drone foi visto na área, segundo o que disse o Dubai Media Office no Twitter. Foi o mais recente caso de aeroporto fechado por drone, no que está se […]

Foto do Aeroporto Internacional de Dubai. Há dois galpões e uma torre de controle ao fundo. Na frente, sete aeronaves da Fly Emirates está paradas, voltadas para os galpões.

AP

O Aeroporto Internacional de Dubai (DXB) foi fechado, e todos os voos foram impedidos de decolar por cerca de 30 minutos nesta manhã. O motivo? Um drone foi visto na área, segundo o que disse o Dubai Media Office no Twitter. Foi o mais recente caso de aeroporto fechado por drone, no que está se tornando um padrão preocupante em todo o mundo.

“A Dubai Airports confirma que as operações no Aeroporto Internacional de Dubai estão de volta ao normal após menos de 30 minutos de atraso, devido à atividade não autorizada de drones”, twittou o Dubai Media Office. O aeroporto foi fechado entre as 10h13 e as 10h45, horário local, de acordo com a Business Insider.

O Aeroporto Internacional de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos (EAU), é o terceiro mais movimentado do mundo em número de passageiros — logo atrás do Aeroporto Internacional de Pequim (China) e do mais movimentado do mundo, o Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson, em Atlanta (EUA). Mais de 88 milhões de passageiros que passam por ele todos os anos.

(Fiquei por eras no aeroporto de Dubai, [aeronaves] não podiam taxiar na pista porque drones não autorizados entraram no espaço aéreo daqui e todas as decolagens foram suspensas! Parece estar acontecendo em todos os aeroportos, em todos os lugares. Recentemente, foi no Gatwick)

Nos últimos meses, vários aeroportos foram desativados por períodos de tempo variados por causa de avistamentos de drones. Voos atrasaram ​​no Aeroporto Newark Liberty, nos EUA, em 22 de janeiro de 2019, no aeroporto de Heathrow, no Reino Unido, em 8 de janeiro de 2019, e no aeroporto de Gatwick, no Reino Unido, em 20 e 21 de dezembro de 2018. Mais de mil vôos foram cancelados em Gatwick, causando interrupções para mais de 140 mil passageiros.

Autoridades em todos os três locais ainda não têm ideia de quem estava por trás dos drones e, no caso do aeroporto de Gatwick, algumas autoridades questionaram se havia mesmo um drone. A única coisa que sabemos com certeza é que até mesmo o boato de um drone na vizinhança pode devastar as viagens aéreas, algo que costumava ser dado como certo na vida moderna no século 21.

Aviões não podem decolar com segurança nem aterrissar quando há drones por perto, devido à possibilidade de colisão. Existem leis em todo o mundo que impedem que drones amadores voem em áreas próximas a aeroportos. Essas proteções começaram a ser levadas a sério depois que aeronaves relativamente pequenas causaram perturbações sérias.

O Gizmodo entrou em contato com o Dubai Media Office para obter mais informações sobre este incidente de drone e atualizará este artigo se tiver uma resposta.

[Sky News via Reuters via Business Insider]

Sair da versão mobile