A DARPA, a divisão de pesquisas do Pentágono, revelou um quadcóptero surpreendente veloz que chega a 70km/h. É como um drone-guepardo. Não consigo parar de assistir a essas imagens espetaculares.

drone-rapido

O gadget é um produto do programa Fast Lightweight Autonomy (FLA), da DARPA, cujo objetivo é aumentar o poder de processamento de drones para que eles consigam realizar tarefas simples, como manobrar em um espaço cheio de gente sem ajuda humana. O que faz esse cara ser ainda mais impressionante é que ele usa um punhado de sensores e softwares para que consiga navegar autonomamente ao redor dos obstáculos no seu caminho, tudo isso a velocidades sem precedentes. O que faz esse robô ser diferente dos outros é isso. Mas, quando está navegando autonomamente por obstáculos, ele é bem mais lento.

Sem piloto, leve, inteligente e rápido. Essa tecnologia pode ser de muita utilidade para militares que precisam salvar civis em situações imprevisíveis de emergência, como após um terremoto, ou então coletar inteligência em espaços internos complexos sem precisar de um ser humano com controle remoto.

[DARPA]