O que fazer quando suas linhas elétricas estão cheias de lixo pendurado e não é seguro mandar um humano para fazer a limpeza? Em Xiangyang, na China, você pode mandar drones. Especificamente, drones que ateiam fogo.

• Cientistas estão criando abelhas-drones para combater nossa crise de polinização
• Airspace: conheça o drone caçador de drones

Esses drones cuspidores de fogo são enviados para queimar o lixo que fica preso em fios de alta tensão. Eles estão sendo utilizados por uma empresa de manutenção de energia elétrica na China e são capazes de acabar com sacolas plásticas e outros resíduos que acabam em lugares de difícil alcance para os funcionários numa plataforma elevatória.

drone-fogo-2

Agora, antes que você fique todo preocupado com a possibilidade de drones como esses serem usados para matar pessoas, lembre-se que drones matam praticamente todos os dias. Ataques militares americanos voltados contra suspeitos de terrorismo ocorrem regularmente e os próprios terroristas entraram nesse jogo.

Algumas reportagens indicam que grupos terroristas, como o Estado Islâmico, estão tentando descobrir como entregar armas químicas por meio desses equipamentos. Drones que ateiam fogos são fichinha perto disso.

Não viva com medo do futuro. O futuro já está aqui.

drone-fogo-3

Todas imagens: Photo by Wang Hu/VCG