“Drones” militares (veículos teleguiados) dependem pesadamente do GPS para sua navegação no ar. Mas em áreas sem sinal, ou onde se utilizam bloqueadores de GPS, o drone fica numa situação preocupante.

A BAE Systems, empresa contratada pelo exército americano, criou uma solução para este problema: um sistema de posicionamento chamado NAVSOP, que usa qualquer sinal sem fio para saber onde está.

A grande sacada do NAVSOP (Navegação via Sinais de Oportunidade na sigla em inglês) é usar qualquer sinal disponível, não importa qual. Pode ser sinal de TV, rádio, Wi-Fi, ou até mesmo o sinal de um bloqueador de GPS. Ou seja, toda a infraestrutura para o NAVSOP já existe: a BAE não precisa construir uma rede de transmissores. E mais: o NAVSOP funciona em espaços internos, então se ele for integrado em produtos de navegação – e não ficar só no uso militar – nós poderíamos ter serviços ainda melhores de localização em cidades densas.

A BBC diz que o NAVSOP requer, inicialmente, um GPS para aprender o espaço que o rodeia. Mas com o tempo, à medida que ele coleta um banco de dados sobre localização, ele depende cada vez menos do GPS. O sistema por enquanto é um protótipo, que pode ser ligado a qualquer dispositivo que precise de ajuda na navegação, mas a BAE acredita que ele pode ser encolhido ao tamanho de um dongle.

Isso me faz lembrar daquele sistema que vi no filme Batman – O Cavaleiro das Trevas: usando os sinais de celular, é possível ver quase toda a cidade através das paredes. Estamos quase lá. [BAE via BBC via Engadget]