_Tecnologia

Drones do futuro vão navegar sozinhos pelo céu sem usar GPS

“Drones” militares (veículos teleguiados) dependem pesadamente do GPS para sua navegação no ar. Mas em áreas sem sinal, ou onde se utilizam bloqueadores de GPS, o drone fica numa situação preocupante. A BAE Systems, empresa contratada pelo exército americano, criou uma solução para este problema: um sistema de posicionamento chamado NAVSOP, que usa qualquer sinal […]

NAVSOP

“Drones” militares (veículos teleguiados) dependem pesadamente do GPS para sua navegação no ar. Mas em áreas sem sinal, ou onde se utilizam bloqueadores de GPS, o drone fica numa situação preocupante.

A BAE Systems, empresa contratada pelo exército americano, criou uma solução para este problema: um sistema de posicionamento chamado NAVSOP, que usa qualquer sinal sem fio para saber onde está.

A grande sacada do NAVSOP (Navegação via Sinais de Oportunidade na sigla em inglês) é usar qualquer sinal disponível, não importa qual. Pode ser sinal de TV, rádio, Wi-Fi, ou até mesmo o sinal de um bloqueador de GPS. Ou seja, toda a infraestrutura para o NAVSOP já existe: a BAE não precisa construir uma rede de transmissores. E mais: o NAVSOP funciona em espaços internos, então se ele for integrado em produtos de navegação – e não ficar só no uso militar – nós poderíamos ter serviços ainda melhores de localização em cidades densas.

A BBC diz que o NAVSOP requer, inicialmente, um GPS para aprender o espaço que o rodeia. Mas com o tempo, à medida que ele coleta um banco de dados sobre localização, ele depende cada vez menos do GPS. O sistema por enquanto é um protótipo, que pode ser ligado a qualquer dispositivo que precise de ajuda na navegação, mas a BAE acredita que ele pode ser encolhido ao tamanho de um dongle.

Isso me faz lembrar daquele sistema que vi no filme Batman – O Cavaleiro das Trevas: usando os sinais de celular, é possível ver quase toda a cidade através das paredes. Estamos quase lá. [BAE via BBC via Engadget]

Sair da versão mobile