A Sony revelou o visual do novo joystick do PlayStation 5 – e ele me lembrou muito o controle do Xbox. A companhia também decidiu abandonar o tradicional nome DualShock, que vinha desde o PS1, e agora o controle se chamará DualSense.

O nome tem a ver com algumas das tecnologias e funcionalidades: a Sony apostou no tato e na audição para oferecer novas experiências em seus games. O DualSense terá feedback háptico e gatilhos adaptáveis aos botões L2 e R2 – isso significa que sentirá a tensão e resistência ao puxar a corda de um arco para atirar uma flecha ou dirigir um carro pela lama.

Essa característica já tinha sido antecipada quando Mark Cerny, arquiteto de sistema da Sony, foi entrevistado pela revista Wired e revelou os primeiros detalhes do PS5.

Em uma publicação no blog oficial da Sony, o vice-presidente sênior de planejamento e gerenciamento de plataforma, Hideaki Nishino, explicou que as mudanças no visual estão diretamente relacionadas com as novas funcionalidades. “Com os gatilhos adaptáveis, tivemos que considerar como os componentes se encaixam no hardware, sem que ficasse pesado”, explica. O executivo diz ainda que o controle é menor do que parece e que se preocuparam em manter uma boa autonomia de bateria.

DualSense, controle do PS5

O botão “Share”, que permitia capturar a tela do PS4, não está mais disponível. Porém, não é o fim dele. Na verdade, ele foi substituído por um botão chamado “Create”, que deve adicionar funcionalidades ao modo de compartilhamento – mais detalhes só serão revelados futuramente. Por fim, adicionaram um microfone embutido no DualSense, para conversas rápidas com os amigos.

É a primeira vez que a Sony decide que o seu joystick terá dois tons de cores – mas é quase certo que podemos esperar variações e modelos de uma cor só no futuro. Pelas imagens, podemos reparar que a companhia adotou o USB-C (nada menos do que a obrigação) e que os botões da direita perderam as tradicionais cores do triângulo, quadrado, bolinha e xis.

Se tudo der certo, o PS5 será lançado ainda este ano, perto da temporada de festas.