Em vez de usar duas lentes para fotos e vídeos em 3D, a Samsung propõe que esta patente de câmera com duas lentes poderia ajudar câmeras compactas a capturar uma profundidade de campo, para objetos em foco ficarem mais destacados, e o plano de fundo mais borrado.

Ela funcionaria como duas câmeras, com uma lente tirando uma foto a uma resolução menor, e a outra lente tirando uma foto com resolução maior. (A câmera poderia tirar fotos 3D também.) Quando unidas instantaneamente pelo processador da câmera, as imagens formam um mapa de profundidade – ou seja, a câmera entende o que está no campo de profundidade, e o que está fora.

Então a câmera aplica um efeito de desfoque baseada nesse mapa de profundidade, tornando o objeto em foco mais destacado, e o plano de fundo mais desfocado, no estilo típico de fotos com abertura maior. O efeito poderia ser semelhante a este, criado pelo software Bokeh 2:

Apesar de ser apenas um pedido de patente, seria interessante ver se a Samsung leva a ideia adiante – e se eles resistem em jogar 3D nela, ou um preço alto demais. [Patente via Photography Bay via Wired]