Tablets são o assunto do momento, especialmente aqueles com uma tela capacitiva única, conhecidos como "slates" em inglês. O iPad é o que mais dá notícia, mas há vários outros a caminho, a maioria com webcams. Veja aqui como eles se comparam.

Clique na imagem para vê-la ainda maior

Como você pode ver, eles têm diferentes forças e fraquezas, algumas das quais vão se tornar mais claras nos próximos meses, à medida que formos conhecendo mais sobre cada um. (O Dell Mini 5 é particularmente misterioso ainda.)

O iPad tem mais espaço interno, 3G barato (lá fora), usa o já consagrado iPhone OS e a montanha de apps que vem com ele e ainda conta com o marketing poderoso da Apple. Mas ele também vem sem um monte de coisas comuns em outros tablets, como webcam e multitasking. O Notion Ink Adams é talvez o mais interessante do grupo, com sua tela transflexiva dual-function da Pixel Qi: ela é de LCD normal, mas aí você aperta um botão e ela se transforma em um LCD reflectivo ótimo para leitura por se parecer com e-ink. O seu hardware também é bem impressionante — só resta saber se o Android é mesmo um bom SO para um tablet de 10 polegadas.

O Dell Mini 5 e a futura edição com Android do Archos 7 são quase smartphones gigantes no que diz respeito às suas características. Será que uma ou duas polegadas a mais de espaço na tela é uma troca justa para a diminuição da portabilidade? Talvez não. E finalmente temos o infame JooJoo, ex-CrunchPad, que destoa do grupo por ser o único voltado exclusivamente para navegação. Ele não tem apps, não tem multitasking e basicamente prende o usuário dentro de um navegador, meio tipo o que o Chrome OS vai fazer. O JooJoo também é o único da lista a não ter nenhuma forma demonstrada de ler e-books.

Fontes:
Apple iPad: [Gizmodo]
HP Slate: [GizmodoGDGT; Leitor]
JooJoo: [Gizmodo]
Notion Ink Adam: [Slashgear]
Dell Mini 5: [GizmodoGizmodo]
Archos 7 Android: [DanceWithShadowsGizmodo]