O popular Duna ganhará uma parte 2, a confirmação veio na última terça-feira (26) pelo Twitter da produtora Legendary.

Segundo o Deadline, a continuação deve chegar aos cinemas em 20 de outubro de 2023.

Sucesso de bilheteria, a nova adaptação irá explorar as aventuras do deserto galáctico criado por Frank Herbert, autor da série de livros.

Para ficar por dentro, criamos um guia sobre como terminou a primeira parte, o que esperar da continuação e quais personagens ficar de olho.

Os trechos abaixo contém spoilers!

Onde o filme termina?

Na maior parte, a adaptação de Duna de Villeneuve se concentra no jovem Paul Atreides (Timothée Chalamet), um adolescente forçado a se mudar de seu planeta natal, Caladan, para o planeta deserto Arrakis.

Paul é filho de um duque (Oscar Isaac) e Lady Jessica (Rebecca Ferguson) – ela faz parte de um poderoso grupo religioso chamado Bene Gesserit e ele passou a ter visões de perigos e ameaças no novo lar.

Ao longo do filme, essas previsões persistem e algumas delas se tornam realidade, depois de perder seu pai e a maior parte de seu exército Atreides em uma batalha com os Harkonnens, Paul encontra segurança nos desertos de Arrakis, uma terra desconhecida ocupada pelo povo Fremen.

Eles vivem no deserto por meio da disciplina e da tradição. Costumes que forçam Paul a matar um membro de seu grupo chamado Jamis (Babs Olusanmokun) em combate. A vitória do protagonista garante que ele e sua mãe tenham um lugar, se ele quiser, e Paul diz que seu futuro está no deserto.

Então é aí que Duna Parte 1 termina. Paul, sua mãe e um grupo de Freman, que inclui um líder chamado Stilgar (Javier Bardem) e uma jovem chamada Chani (Zendaya), partem para o deserto.

Ao longo do filme, Paul tem visões de Chani, o que parece ter um grande papel em sua decisão de ir com o povo. O longa é sobre o desenvolvimento de Paul que não tem certeza sobre o seu destino. Ele deveria ser o líder militar e político da Casa Atreides como seu pai? Ou uma importante figura religiosa, conforme sugerido por sua mãe? A decisão de Paul de ir com os Freman marca um momento crucial em sua história – é aqui que ele assume o controle de seu próprio destino.

O que acontecerá em Duna Parte 2?

Stigler, líder do Freeman de Javier Bardem, é um grande personagem no resto da história das Dunas. Imagem: Warner Bros.
Stigler, líder do Freeman de Javier Bardem, é um dos personagem importante no universo de Duna. Imagem: Warner Bros.

O primeiro filme está repleto de dicas sobre o que está por vir. Paul fala de uma conspiração para derrubar o imperador casando-se com uma de suas filhas. Muitos de seus sonhos mostravam ele e Chani brincando em Arrakis, claramente explorando algum tipo de romance. Os Freman sussurram sobre antigas profecias envolvendo um menino e sua mãe vindo ao planeta, e Paul menciona para sua mãe que ele sabe que ela está grávida de uma filha.

Todas essas coisas devem vir à tona em na segunda parte. Villeneuve ajustou um pouco a história, tornando o final um pouco diferente (no livro, Paul derrota Jamis na casa dos Freman, chamado de Sietch, não imediatamente após o encontro), e a continuação provavelmente continuará com Paul chegando ao Sietch e tendo que lidar com as consequências dessa vitória.

Com a morte de Jamis, Paul terá que assumir não apenas a família, mas também seus negócios. Ele luta com isso, mas também o abraça, e é o primeiro de muitos atos que contribuem para  torná-lo querido ao grupo. Além disso, aquelas antigas profecias de um grande líder espiritual começam a se tornar realidade.

Paul rapidamente sobe na hierarquia para se tornar um líder de fato. O que culmina em uma das cenas mais famosas da série, onde ele cavalga em um verme da areia.

Ao longo do caminho, ele e Chani também se apaixonam e têm um filho. A partir daí Paul tem a confiança para traçar um plano não apenas para derrubar o líder Harkkonen, mas o próprio imperador.

Alerta de spoiler principal: depois de uma batalha massiva, Paul e os Fremen são vitoriosos, entretanto o filho do protagonista é morto na guerra. Com isso, Paul força o imperador a casar sua filha, a princesa Irulan, com ele, o que garante sua ascensão ao trono.

Quem são os personagens importantes em Duna parte 2?

O Gurney Halleck de Josh Brolin desapareceu na primeira parte, mas ele estará de volta. Imagem: Warner Bros.
Gurney Halleck (Josh Brolin) desapareceu na primeira parte, mas ele estará de volta. Imagem: Warner Bros.

Há mais coisas por vir na segunda metade, incluindo um foco em personagens novos e existentes. Stilgar de Bardem é um grande jogador nesta metade, Gurney Halleck (Josh Brolin) está de volta e nasce Alia, irmã de Paul. Ela é uma das personagens mais fascinantes de toda a série porque, ao nascer, ela possui a mentalidade de todas as Bene Gesserit que já foram uma Reverenda Madre (líder do grupo). Isso a torna um pouco assustadora, muito poderosa e extremamente importante para o final de Duna e os livros que se seguem.

Haverá Duna parte 3?

Existem muitos mais livros, então sim, pode haver. Embora toda a parte 2 de Duna seja Paul cumprir seu destino e se tornar o Imperador da galáxia, é um suspense se outros pontos serão levantados.

Villeneuve disse que gostaria de fazer o segundo livro de Herbert, O Messias de Duna. Esse livro, assim como a primeira parte, é sobre a jornada de Paul Atreides. Novamente, é extremamente mais complexo do que isso – Duna como uma franquia continua em vários outros livros – mas a história de Paul, em sua maior parte, termina em O Messias.

Assine a newsletter do Gizmodo

De tudo o que sabemos até agora, parece que Villeneuve está mais interessado em contar a saga completa de Paul Atreides, grande parte dela é apresentada na primeira parte e continuação.

Duna já está nos cinemas