As pessoas fazem de tudo para tentar prolongar a bateria do laptop – ficam cegas ao diminuir o brilho da tela, sofrem LER ao evitar usar mouse –, mas normalmente não levam em conta fatores como… o navegador. Aparentemente ele pode ter um grande impacto na duração da bateria.

Como acessamos a web com frequência ao usar laptops, o Anandtech fez exaustivos testes em máquinas com Windows – Intel e AMD, netbook e notebook – para conferir se a mudança do navegador faz alguma diferença na duração da bateria. E faz! Em alguns testes, houve uma diferença de 30% entre o pior browser – sempre o Safari – e o melhor – Internet Explorer 8 na maioria dos casos. Sério.

É difícil dizer por que o Internet Explorer 8 economiza tanta energia, mas grande parte das operações de alto processamento que um navegador realiza além de rodar conteúdo em Flash é executar JavaScript – e o IE8 é muito ruim nisso. Então, mistério resolvido, quem sabe? O Firefox, o Chrome e (em menor escala) o Opera também foram bem nos testes. A depender do tipo de laptop que você usa e da sua disposição em trocar de navegador, uma nova escolha pode significar bons minutos a mais de bateria. [AnandTech]