O Samsung Galaxy Note 5 foi anunciado há alguns dias e deve chegar mês que vem ao Brasil. É um dispositivo bem interessante, mas que tem um calcanhar de Aquiles: insira a stylus ao contrário e você pode quebrá-la.

Parece ridículo. A caneta desliza com facilidade quando posicionada tanto com a ponta para cima como pela traseira. E em 99% das vezes isso não deve acontecer. Mas, como notou o Android Police, se um criança ou algum bêbado colocar as mãos no seu smartphone, bem, uma coisa terrível pode acontecer com ele.

O Android Police gravou um vídeo com todo o processo em ação. O que acontece quando a caneta é inserida da forma errada, e ela fica presa na entrada da stylus. Com esforço, é possível retirar o acessório, mas o smartphone perde a capacidade de reconhecer quando a S-Pen está guardada. Isso prejudica o funcionamento de funções bacanas, como abrir o S-Note a partir da tela de bloqueio ao retirar a stylus do slot.

É uma falha bem grave de design. À BBC, a Samsung se limitou a dizer que recomenda que os usuários sigam o manual de instruções para garantir que “não enfrentem um cenário inesperado causado ao reinserir a S Pen no sentido inverso”. Se você quiser comprar um Note 5, é bom não tentar malabarismos com a stylus para não acabar prejudicando o funcionamento de um smartphone que não é nada barato. [Android Police]