_YouTube

E lá vamos nós de novo: Google bloqueia app do YouTube para Windows Phone

O app do YouTube para Windows Phone voltou à Windows Phone Store ontem, mas foi por pouco tempo: o Google já bloqueou de novo o app desenvolvido pela Microsoft. A Microsoft decidiu criar um app do YouTube por conta própria, já que o Google não desenvolvia um para o Windows Phone. Ele foi disponibilizado há alguns […]

YouTube está engasgando aí?

O app do YouTube para Windows Phone voltou à Windows Phone Store ontem, mas foi por pouco tempo: o Google já bloqueou de novo o app desenvolvido pela Microsoft.

A Microsoft decidiu criar um app do YouTube por conta própria, já que o Google não desenvolvia um para o Windows Phone. Ele foi disponibilizado há alguns meses mas o Google questionou alguns dos seus recursos e ele foi removido. As queixas estavam especialmente na capacidade de baixar vídeos para visualizar offline e a ausência de anúncios – a fonte de receita do YouTube.

Depois de muito tempo, a Microsoft retirou essas duas funcionalidades e liberou um novo app com uma novidade: a possibilidade de enviar vídeos. Mas o Google não gostou. De novo.

De acordo com o The Verge, a posição oficial do Google para o bloqueio é que o app “viola termos de uso.” Mais detalhes sobre o que exatamente o app faz de errado não foram divulgados, mas a Microsoft confirmou o bloqueio. “O Google está bloqueando nosso app atualizado do YouTube para Windows Phone. Estamos trabalhando com eles para resolver essa questão”, disse um representante da empresa.

A felicidade dos usuários de Windows Phone foi temporária – mesmo que o app tivesse as suas limitações em relação ao upload. É claro que sempre existe a opção de acessar a versão para web móvel do serviço de vídeos ou alguma alternativa de terceiro, então não é como se fosse impossível acessar o YouTube no Windows Phone. Microsoft e Google devem trabalhar juntas para criar uma boa opção para os usuários do WP8 – vamos torcer para que as empresas cheguem a um acordo o mais rápido possível. [The Verge]

Sair da versão mobile