A Microsoft começou a liberar para os usuários do Windows 11 a atualização que passa a oferecer o aguardado e prometido suporte a aplicativos do Android.

A integração do Android com a Microsoft Store é feita via Amazon Appstore e inclui, pela primeira vez, o acesso a milhares de aplicativos e jogos através do Windows.

Entretanto, os brasileiros ainda terão que aguardar um pouco para testar a novidade. A atualização começou a ser liberada nesta terça-feira, 15, inicialmente para residentes dos Estados Unidos, mas a expectativa é que ela chegue a todos os usuários ao redor do mundo em breve.

“Os usuários do Windows 11 nos EUA podem acessar o Amazon Appstore Preview na Microsoft Store e aplicativos populares como Audible, Kindle, Subway Surfers, Lords Mobile, Khan Academy Kids e muitos outros”, diz a Microsoft em comunicado.

Atualização da Microsoft Store

Quando a atualização estiver disponível, basta acessar a Microsoft Store, selecionar a Biblioteca e, em seguida clicar para obter as atualizações.

Com a atualização instalada, é só pesquisar e baixar os aplicativos e jogos desejados. Segundo a Microsoft, os apps vão parecer como parte do Windows, integrando-se naturalmente à experiência de uso do sistema operacional.

A empresa afirma que pretende melhorar e ampliar futuramente a disponibilidade de aplicativos pela Amazon Appstore.

Imagem: Microsoft/Divulgação

Outras novidades no Windows 11

Além do suporte aos apps do Android, a atualização promete melhorias nos aplicativos “Bloco de Notas” e “Media Player”.

No Bloco de Notas, além da interface redesenhada, focando-se na simplicidade e facilidade de uso, foi adicionado o modo escuro, para que o aplicativo pareça mais coeso com a experiência de uso do Windows.

Vale lembrar que no final do ano passado a Microsoft já havia lançado a nova interface dos aplicativos Office 365 e Office 2021, incluindo o suporte ao modo escuro.

Já o Media Player foi otimizado para acessibilidade, com atalhos de teclados e teclas de acesso aprimorados, além de outras tecnologias.

A barra de tarefas também foi atualizada para exibir informações sobre o clima ao vivo. Para experimentá-la, basta passar o mouse sobre o ícone do tempo para que o quadro Widgets seja aberto. Ele permanecerá aberto até que você afaste o mouse.

E para quem usa o Windows 11 em mais de um monitor ao mesmo tempo, agora será possível exibir em telas secundárias a data e a hora na barra de tarefas.