_Tecnologia

No Japão, esta máquina guarda bicicletas em um cilindro subterrâneo

Quase 90% dos 13,1 milhões de moradores de Tóquio vão para o trabalho diariamente de trem, com um terço deles andando de bicicleta para chegar nas estações. O resultado: quase 3,5 milhões de bicicletas são estacionadas ilegalmente nas ruas da cidade todo dia, lotando calçadas já cheias de gente e deixando as bicicletas expostas a […]

Quase 90% dos 13,1 milhões de moradores de Tóquio vão para o trabalho diariamente de trem, com um terço deles andando de bicicleta para chegar nas estações. O resultado: quase 3,5 milhões de bicicletas são estacionadas ilegalmente nas ruas da cidade todo dia, lotando calçadas já cheias de gente e deixando as bicicletas expostas a chuva, neve e roubo.

Como o preço astronômico da terra no Japão dificulta a construção de bicicletários, a empresa Giken desenvolveu uma solução genial: guardar as bikes a 10 metros debaixo da terra. Chamado Eco Cycle, a instalação automatizada pode guardar até 204 bicicletas de uma vez.

Para usá-la, você precisa se cadastrar no serviço – a assinatura mensal custa 2,600 yen (cerca de R$ 60) e estudantes pagam apenas metade – para receber um cartão. Você então coloca a sua bicicleta na máquina, passa a sua bicicleta, e o sistema automaticamente guarda a bicicleta e move ela para o estacionamento subterrâneo. O processo de armazenamento dura apenas 17 segundos.

Os pilares estruturais do sistema são pré-fabricados e pressionados no solo como grandes cercas. O mecanismo de armazenamento e o terminal também são pré-fabricados e podem ser instalados com facilidade. E, com a geologia hiperativa do Japão, o Eco Cycle foi feito para aguentar os tremores regulares da região. [Danny Choo – World Changing – Giken – Wired]

Sair da versão mobile