Fato cultural chinês engraçado: as pessoas daqui adoram dar apelidos aos prédios. Com toda a arquitetura vanguardista por aqui, às vezes os apelidos não são tão lisonjeiros. O novo prédio da CCTV agora está tentando não ser conhecido por “Hemorróidas”.

A base da China Central Television é um complexo de 600 mil metros quadrados que envolve torres gêmeas inclinadas conectadas por duas enormes seções no meio do ar. Projetada por Rem Koolhaas, é um incrível feito de engenharia e arquitetura. Mas quando a CCTV propôs chamá-lo de Zhichuang (que significa Janela da Sabedoria), os interneteiros chineses enxergou o seu homófono, “Hemorróidas”.

A CCTV está agora buscando um novo apelido para dar ao prédio e tentou coisas como “Portal Harmonioso”, “Novo Ângulo” ou “Janela do Futuro”. Os interneteiros chineses, sempre contentes em poder ajudar, ofereceram as suas sugestões de “Cuecão”, “Homem Selvagem” e “Tranco Inclinado”.

A contenda atual é reminiscente de como o Centro Nacional de Pequim para as Artes Performáticas obteve o seu apelido. Arquitetos franceses visualizaram um pérola saindo da água. O povo chinês achou que parecia um enorme ovo de pato, uma gíria para “zero”. [Danwei]