_Jogos

eFootball: novo Pro Evolution Soccer ganha trailer de jogabilidade

Controles repensados, captura de movimentos e um modelo de Passe de Batalha compõem este "novo mundo do futebol virtual".

Imagem: Divulgação/Konami

Gratuito para consoles, mobile e PC, eFootball é a nova plataforma do jogo de futebol feito pela Konami – a evolução do Winning Eleven e do Pro Evolution Soccer. Os desenvolvedores afirmam ser um novo jogo de futebol, com um sistema melhorado de animações e de controles.

Assista ao primeiro trailer de jogabilidade:

Como exibido no trailer, os jogadores Iniesta e Piqué participaram de sessões de jogo com captura de movimentos, alimentando a inteligência artificial do jogo para desenvolver técnicas de ataque e defesa em disputas um contra um.

Donos de PlayStation 5 poderão “sentir” o poder dos toques de bola graças aos gatilhos adaptativos do controle DualSense. Certos dribles, nos comandos padrão, estão fortemente guiados pelo botão R2, mas fica a dúvida se você poderá remapear o chute em direção ao gol e ainda ter o mesmo efeito.

De acordo com o anúncio há pouco mais de um mês, eFootball será gratuito desde o lançamento. Também há planos a longo prazo para o game, com partidas cross-geração (entre PS4 x PS5 e Xbox One x Xbox Series X/S) chegando logo após o lançamento, ligas online e modo cross-plataforma (entre consoles e PC) até o final do ano e suporte para cross-play também entre dispositivos mobile, entre dezembro e março.

Outro detalhe curioso é o sistema Match Pass, uma espécie de Passe de Batalha de outros jogos free to play (grátis para jogar) como Call of Duty Warzone, Fortnite e Apex Legends. Como eFootball segue a pegada esportiva, o seu progresso em diferentes níveis resultará em prêmios como moedas virtuais e jogadores de alto nível.

Conforme descrito pelo perfil oficial do game no Twitter, o Match Pass é “um sistema para receber itens com base nas partidas disputadas. Passes de jogo gratuitos e pagos estarão disponíveis”.

A Konami declara que a mudança da marca foi pensada do zero, nesta franquia que dura mais de 25 anos. “Para simbolizar essa nova era, decidimos deixar nossa tão querida marca ‘PES’ para trás e dar um novo nome para essa plataforma: eFootball“. O título já fazia parte do game desde o rebranding no fim de 2019, com o lançamento do eFootball PES 2020. Agora a Konami deixa de lado a sigla PES em definitivo.

eFootball é um game gratuito com uma janela de lançamento prevista para setembro e dezembro. Estará disponível para PS4, PS5, Xbox Series X/S, Xbox One, PC e smartphones Android e iOS.

Sair da versão mobile