Nós só teremos uma comparação oficial entre as câmeras do iPhone 4S e do novo iPhone 5 quando colocarmos as mãos nele, mas eis algo bem próximo disso.

Scott Everett, do Dpreview, usou seu iPhone 4S para tirar praticamente a mesma foto do Big Sur que a Apple usa em sua galeria de amostras do iPhone 5. É a primeira vez que podemos comparar a câmera dos dois aparelhos.



O Dpreview descobriu que o iPhone 5, apesar de ter uma câmera semelhante ao modelo anterior, na verdade possui um sensor diferente que o 4S. O Dpreview comparou os dados EXIF e viu que o iPhone 5 chega a ISO 50, ou seja: “para imagens tiradas em luz tão intensa, isto sugere fortemente que o novo modelo ampliou sua sensibilidade mínima”. O Dpreview também sugere que o iPhone 5 tem um sensor um pouco maior, ao analisar os dados EXIF.

Veja aqui a foto do Dpreview em tamanho maior, com a foto do iPhone 5. Da nossa perspectiva, parece haver um pouco mais de detalhe no iPhone 5, mas vários fatores estão em jogo aqui – o momento do dia quando ela foi tirada, por exemplo. Eu prefiro o resultado da câmera no iPhone 5, mas à primeira vista, não parece um salto tão grande quanto foi do iPhone 4 para o 4S (e decididamente não do 3GS para o 4).

E Darshan Meda, leitor do Gizmodo US, enviou uma foto do Big Sur feita com o iPhone 4, que eu coloco abaixo como referência. (Clique para ampliar.)

Claro, esta ainda não é uma comparação hands-on real, e não foi tirada à noite, onde queremos ver se o iPhone 5 ficou melhor em pouca luz, mas dá uma ideia do que os iPhones 4S e 5 são capazes. [Dpreview]