As melhores telas de smartphone, sejam elas Super AMOLED ou a Retina Display, ficaram menos bonitas hoje. Por quê? Porque na SID 2011, uma exposição sobre telas, as empresas revelaram telas transparentes, tablets com 3D sem óculos, e telas mais nítidas do que antes.

Estas são as telas mais legais da SID 2011:

Samsung, tela de 10,1 polegadas com 300ppi: uma tela que já mencionamos antes, a tela de 10,1 polegadas e 2560×1600 da Samsung tem densidade de pixels de 300ppi, o que é ótimo por ser uma tela tão grande (a Retina Display do iPhone 4 tem 326ppi e 3,5 polegadas). O painel usa a tecnologia PenTile RGBW (que não deu muito certo no Nexus One) mas promete fazer as cores se destacarem e consumir 40% menos energia. Enfim, é uma Retina Display, mas com 10 polegadas.

Imagem por Information Week

Toshiba, tela de 4 polegadas com 367ppi: a tela de 4 polegadas da Toshiba tem 367ppi e já foi anunciada, mas com certeza parece melhor na vida real. A resolução de 720×1280 brilhou na tela menor, e me fez esquecer de outras telas, até ontem as melhores. Só não sabemos qual aparelho sortudo vai receber esta tela maravilhosa.

Imagem por CNET

Toshiba, tela 3D sem óculos para tablets: nós já vimos o 3D funcionando muito mal nos tablets (no LG G-Slate) que só piora com a exigência de óculos. Esta nova tela 3D da Toshiba tem 8 polegadas a 800×480 que também faz 3D, mas sem óculos. Você precisa vê-lo no ângulo certo – meio que como no Nintendo 3DS – mas o efeito deve melhorar, ou pelo menos assim espero.

Imagem por Engadget

Samsung, tela BLU LCD transparente: uma tela transparente de 22 polegadas que será vendida em breve, mas não para consumidores. Eles vão fornecer a transparência para o mercado comercial antes, e depois fornecer as telas para laptops de consumidores finais. Pois é, dá pra ver o que está do outro lado da tela, mas pra quê?

Imagem por Toried

Samsung, tela LCD de plástico com 10,1 polegadas: uma tela LCD de 10,1 polegadas com resolução 1024×600, feita de plástico. Isto torna a tela mais leve – apenas um quinto de uma tela de vidro – e superdurável, afinal é plástico. A Samsung testou a tela em laptops e tablets, mas de acordo com o Engadget, ambos tiveram problema de ângulos pequenos de visão.

Imagem por Engadget

Toshiba, tela de 7 polegadas com touchscreen integrada: ainda em desenvolvimento, a tela de 1024×600 da Toshiba é impressionante porque não precisa de um painel adicional para sensores de toque. Em vez disso, os sensores estão integrados no próprio LCD. Ela tem suporte a até dez toques ao mesmo tempo, com mais de 38.400 sensores, o que nos leva a crer que ela será usada em mais do que aparelhos GPS – é que a tela estava num GPS quando foi demonstrada no evento.

Imagem por Gizmag