_Espaço

Eis o ponto exato onde o Curiosity aterrissou em Marte — e o engenheiro da NASA que acertou o local

Um amigo da NASA nos enviou este documento exclusivo que revela duas coisas inéditas. Primeiro, ele mostra exatamente onde o Curiosity aterrissou ontem, detalhe que ainda não havia sido divulgado publicamente. A precisão da área de aterrissagem de fato comparada ao alvo é impressionante! (O acerto foi equivalente a disparar um projétil do Empire State […]

Mars Madness 2012.

Um amigo da NASA nos enviou este documento exclusivo que revela duas coisas inéditas. Primeiro, ele mostra exatamente onde o Curiosity aterrissou ontem, detalhe que ainda não havia sido divulgado publicamente. A precisão da área de aterrissagem de fato comparada ao alvo é impressionante!

(O acerto foi equivalente a disparar um projétil do Empire State Building, em Nova Iorque, na Torre Eiffel, em Paris, e acertar a ponta da sua antena. Uau.)

E segundo, os caras da NASA fizeram uma aposta sobre onde ele aterrissaria, chamada Mars Madness 2012:

“Porque nós somos nerds e não sabemos nada sobre basquete, nossas apostas no escritório são um pouco diferentes das outras que se veem por aí.”

O nome do ganhador é Dan Vartolomei, um engenheiro de estruturas e configuração do Laboratório de Propulsão a Jato. Parabéns, Dan! Aproveite seus US$ 15 (cada um deles apostou US$ 1). E parabéns a toda a equipe por aterrissarem tão incrivelmente perto do alvo.

A estimativa oficial:

Em nota relacionada, uma câmera HiRISE do Orbitador de Reconhecimento de Marte conseguiu captar a descida do Curiosity ao planeta vermelho. A imagem mostra claramente o para-quedas usado pelo veículo e a “casca” usada durante os sete minutos de terror, o conjunto de manobras realizadas para o pouso. Muito bacana!

Sair da versão mobile