A Coreia do Norte finalmente colocou um satélite em órbita, mesmo que ele esteja um pouco fora de controle. Isso é provavelmente uma notícia ruim para alguém, mas ainda é tecnologicamente impressionante. Aqui temos um vídeo mostrando como as coisas aconteceram a partir da sala de controle.

Após várias tentativas fracassadas, a Coreia do Norte conseguiu colocar um satélite em órbita ontem (12). Um foguete lançado pelo país passou pelo Japão, separou-se do primeiro estágio no Mar Amarelo e do segundo no Mar das Filipinas até que enfim entrou em órbita. O regime norte-coreano afirma que é um satélite meteorológico em uma órbita polar que viaja como um meridiano da Terra.



Mas o governo dos Estados Unidos disse que o “objeto espacial” estava fora de controle. E isso é uma notícia ruim para todos, já que o objeto corre risco de colidir com outros satélites.

Também pode ser uma notícia ruim por que ninguém sabe exatamente se é um satélite ou não, e países estão especulando que ele é uma tentativa de disfarçar um teste de lançamento de um míssil balístico intercontinental de três estágios.

O lançamento ter sido bem sucedido indica que a Coreia do Norte está próxima de dominar tecnologia de foguetes que poderiam atingir o Japão, a Rússia ou os Estados Unidos. Mas ele estar fora de controle indica que a Coreia do Norte ainda não está apta a desenvolver e controlar armas de longa distância. [Gizmodo US, Twitter]