_Instagram

Ele está crescendo: Instagram aumenta a resolução das fotos de 640 para 1080 pixels

O Instagram está finalmente aumentando a resolução das imagens da rede.

Depois de quase cinco anos, o Instagram está finalmente aumentando a resolução das imagens da rede pela primeira vez desde o seu lançamento — de 640×640 pixels para 1080×1080 pixels. É um passo certo (apesar de atrasado) na entrada da rede social para o mundo da alta resolução.

As imagens ainda não são expostas em maior resolução na rede, mas uma olhada rápida no código fonte da versão web do Instagram confirma que ele já as armazena em uma maior resolução — e elas não são apenas redimensionadas de 640 pixels para 1080 pixels. Estas são imagens salvas na rede em HD e muito próximas da qualidade original em que a fotografia foi registrada.

De acordo com um representante do Instagram, a novidade teve início na última semana e a mudança de resolução será gradativa nas plataformas mobile — tanto para iOS quanto Android. Como explica o The Verge, você mesmo pode ter acesso às imagens em maior resolução: é só acessar o código HTML da página pelo navegador de sua preferência e procurar por “.jpg”. Copie a URL completa, a cole em outra aba e pronto, aí está a imagem em alta resolução. Confira um comparativo da resolução das imagens:

 

A photo posted by Pure West (@pure.west) on

 

Com a nova resolução, a rede pode começar a resolver o problema de compressão de imagens nos celulares Android — por algum motivo não divulgado, os celulares do Google tendem a comprimir as imagens muito mais que os celulares Apple, o que resulta em fotografias de menor qualidade. Parte disso pode ser em razão da grande variedade de tamanhos de telas nos celulares Android — padronizar uma resolução pode ser um tremendo desafio quando fabricantes não têm um tamanho único de tela para trabalhar. Mas como disse Mike Krieger, cofundador da rede, no Twitter:

 “A última [atualização] do Android adiciona um monte de melhorias a compressão de imagem, então você deverá carregá-las em uma qualidade melhor”.

É uma novidade muito bem-vinda, mas um pouco atrasada, uma vez que já temos celulares em resolução 4K — os próprios iPhones 6, de telas maiores, precisam esticar as imagens da rede para caber na tela. Mas é um começo.

Confira mais algumas imagens comparando as resoluções:

  A photo posted by Mandy L. (@ladyandpups) on

A photo posted by shez lee (@onebitemore) on

[The Verge, TechCrunch]

Sair da versão mobile