Você duvida, às vezes desconfia, mas a gente lê os comentários em cada texto e as mensagens no Twitter e no Facebook. Temos as nossas diferenças e há momentos em que a gente pode até se estranhar, mas a verdade-verdadeira, do fundo dos nossos corações, é que a gente gosta muito de vocês. Nós realmente nos importamos em fazer um bom trabalho. Afinal, o Gizmodo não é só aquele lugar em que você vem para ler umas coisas e depois vai embora. É uma comunidade exigente de pessoas apaixonadas por tecnologia, ciência e por tudo aquilo que faz com que o mundo funcione (ou deixe de funcionar). Por isso, amigos, chegou a hora de falar de eleições.

MAIS ELEIÇÕES: Um app promete revelar se houver fraude nas eleições deste ano

DE OLHO NO PASSADO: Estatística foi a grande vencedora das eleições nos EUA

No dia 5 de outubro, você tem um compromisso: ir às urnas para escolher os nossos representantes. Para ajudá-lo nessa árdua missão, preparamos uma série especial de reportagens com o que os principais candidatos à presidência têm a dizer sobre as áreas que cobrimos aqui no Gizmodo. Afinal, a gente sabe há uma série de motivos para votar ou não num candidato — e um desses motivos pode ser a abordagem que cada candidato dá para o desenvolvimento da tecnologia e da ciência no Brasil.

O TSE obriga os meios de comunicação a dar espaço aos candidatos na TV ou no rádio. Porém, nem sempre os minutos a que os candidatos têm direito são usados para apresentar ideias e oferecer soluções concretas. Vez ou outra rolam algumas agressões, há algumas piadas sem noção, muita exaltação sobre os feitos de cada um em gestões passadas e, infelizmente, exageros em certas promessas.

Então decidimos arregaçar as mangas, cair de cabeça nos programas de governo dos principais presidenciáveis e, depois de levantar diretrizes e promessas nas áreas que o Gizmodo cobre (ciência, tecnologia e inovação), perguntar a especialistas o que eles acham desse material todo. É viável? Fará bem ao país? As promessas são condizentes com a realidade?

É sempre um prazer falar dos progressos e conquistas da nossa ciência, da tecnologia brasileira e de casos de empreendedores conterrâneos bem sucedidos. Apesar de gostarmos muito do que vem de fora, já que acreditamos que boas ideias não têm nacionalidade, valorizamos e nos orgulhamos do que é feito no Brasil. Isso cria empregos, fomenta o conhecimento e pode, no final das contas, melhorar a sociedade em que vivemos.

Ao longo das próximas duas semanas, todos os dias publicaremos um post da série, cada um deles analisando um dos seguintes candidatos ao Planalto: Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PSB), Aécio Neves (PSDB), Pastor Everaldo (PSC), Eduardo Jorge (PV), Luciana Genro (PSOL) e Levy Fidelix (PRTB). Há mais candidatos na disputa, mas decidimos nos concentrar naqueles que vêm de partidos que têm ou tiveram alguma representação na Câmara dos Deputados nos últimos quatro anos. Afinal, a Câmara é o lugar em que a sociedade, bem ou mal, se expressa politicamente da forma mais ampla possível.

Vamos fazer análises objetivas dos programas de governo desses candidatos, pontuadas pelas opiniões de especialistas, gente profundamente envolvida com ciência, tecnologia, direitos civis na era digital, educação com ênfase em tecnologia e empreendedorismo.

No último dia (26/9), apresentaremos um rol de propostas para alavancar e fazer prosperar os temas que são caros ao Gizmodo. Queremos, além de ajudá-lo a escolher nosso próximo Presidente da República, contribuir com o debate, sugerir mudanças e melhorias para esses setores, tenham sido elas contempladas ou não nos programas de governo analisados.

Nós acreditamos que o Brasil pode ser um país inovador. Não só: nós queremos que o nosso país seja reconhecido como tal. Nossa contribuição é essa série de reportagens e esperamos que, com a sua participação, comentando e levando a discussão para outras esferas, o debate cresça e fique excelente. Fique conosco e prepare-se: amanhã, começamos a série com as propostas de Dilma, candidata à reeleição pelo PT.

E, sim, a gente está de olho nas suas ideias. Façam nossa área de comentários brilhar nessa série.

>>> Veja as propostas de Dilma Rousseff para Ciência e Tecnologia
>>> Veja as propostas de Marina Silva para Ciência e Tecnologia
>>> Veja as propostas de Aécio Neves para Ciência e Tecnologia
>>> Veja as propostas do Pastor Everaldo para Ciência e Tecnologia
>>> Veja as propostas de Eduardo Jorge para Ciência e Tecnologia
>>> Veja as propostas de Luciana Genro para Ciência e Tecnologia
>>> Veja as propostas de Levy Fidelix para Ciência e Tecnologia

Foto por Roberto Stuckert Filho/Flickr