Nesta terça-feira (7), o Tinder divulgou a pesquisa “Year in Swipe 2021”, que apresenta uma retrospectiva dos termos que mais bombaram no aplicativo.

Em um ano ainda marcado pela pandemia, o app de namoro acabou virando palco para manifestações políticas. Segundo a pesquisa, o termo mais utilizado nas biografias dos usuários foi o “#EleNão”, seguido de “Pix”, “Mó Paz” e “Gasolina”. A rede social destaca que o combustível ganhou comoção na reta final do ano, por conta da alta dos preços das últimas semanas.

Medicamento sem eficácia comprovada contra a Covid, a “cloroquina” também foi assunto no app: suas menções cresceram mais de 100% entre o início de 2020 até maio de 2021. Já no campo das pessoas públicas, dois políticos ficam na dianteira: “Bolsonaro” e “Lula”, nesta ordem. Entretanto, o top termos também conta com a cantora “Anitta”, e os influenciadores digitais “Virginia” e “Casimiro”.

Ainda em política, as causas mais citadas incluem vegetarianismo, feminismo, veganismo, amantes dos animais e LGBTQIA+.

Em entretenimento, a série “Friends” foi a mais citada, seguida por “BBB”, “A Fazenda”, “La Casa de Papel” e “De Férias com o Ex”.

Quanto ao gosto musical dos usuários, “Amor de Fim de Noite”, rap de Orochi e Papatinho; e “Ninguém me Segurou”, da banda Lagum, se destacaram.

Videochamadas em alta

A procura por “Dates por vídeo” está em alta entre os usuários do Tinder — um bom substituto do primeiro encontro. As menções à “videochamada” nas biografias do aplicativo de paquera cresceram 52% a nível global.

Ao mesmo tempo, o uso de expressões “pela região” e “por perto” aumentaram 20%, indicando que as pessoas estão interessadas em fazer contato com usuários mais próximos de suas casas.

Essa tendência pode ser um reflexo da expansão da vacinação do país, o que abre espaço para que os solteiros possam descolar um encontro presencial. Em agosto, as menções a “imunizado” nas bios do Tinder cresceram 300%, e o uso de “imunizada” foi 280% maior.

Emojis mais usados

A retrospectiva do Tinder apresenta também outras tendências do app. De acordo com a pesquisa, o emoji de “olhos” foi o mais usado no aplicativo Tinder durante o ano de 2021. O uso dos olhinhos teve um aumento  de 40% no uso da bios do Tinder em todo o mundo.

Para comparação, em 2020, o emoji da “mulher dando de ombros” foi o mais utilizado, e no ano anterior o da “mulher decepcionada”.

Para o aplicativo, o uso do emoji de olhos provou que os usuários experimentaram ao longo deste ano uma mistura de “otimismo e ceticismo”.

No caso específico do Brasil, os emoji do “coração”, “fogo”, “rosto com olho piscando” e “arco-íris” também figuraram entre os mais populares.