Quando o Apple Watch Series 4 começou a ser enviado a seus compradores há alguns meses, seu recurso de eletrocardiograma ainda estava em desenvolvimento. Agora, ele não está mais. A Apple acaba de lançar sua atualização 5.1.2 para o watchOS, que adiciona o tão esperado aplicativo ECG.

• O recurso de eletrocardiograma do novo Apple Watch presta mesmo?

Embora os usuários já tenham recebido notificações sobre ritmos cardíacos irregulares, o ECG levará as coisas um passo adiante.

Para fazer um eletrocardiograma, basta abrir o aplicativo de ECG no seu relógio da Series 4 e manter um dedo sobre a coroa digital por 30 segundos. Os dois pontos de contato são o equivalente a um único ECG de derivação. De acordo com a Apple, cada leitura será classificada como fibrilação atrial (AFib), ritmo sinusal (normal) ou inconclusiva. Os resultados serão salvos no aplicativo Saúde e também podem ser exportados para PDFs para compartilhar com os médicos.

Tum-tum. Tum-tum. Tum-tum. GIF: Apple

Mesmo assim, encare seus resultados com uma dose leve e saudável de ceticismo. Os ECGs feitos pelo seu médico geralmente envolvem 12 derivações, enquanto a Series 4 é de apenas uma única derivação. E embora a Apple recebeu a aprovação do FDA (órgão norte-americano que regula questões de alimentação e saúde) para os Apple Watches da Series 4, esta é uma classificação inédita.

Basicamente, isso significa que é um dispositivo novo, que provavelmente não causará danos, e não o equivalente a um dispositivo médico hospitalar. Ainda assim, a Apple diz ter conduzido um teste envolvendo 600 participantes e obteve sensibilidade de 98,3% na classificação de Afib e 99,6% com ritmos sinusais.

Para obter a nova atualização, basta ir ao aplicativo Watch no seu iPhone e navegar até Geral. Uma vez lá, você verá uma notificação no menu Atualização de Software. Se você não vir a atualização imediatamente, pode demorar um segundo para que a distribuição chegue até você. Eu ainda não a recebi, apesar de várias tentativas. No entanto, tenha em mente que o recurso de ECG requer o cristal traseiro e os eletrodos da Series 4, portanto, se você tiver um Apple Watch mais antigo, não poderá usar o recurso. No máximo, com a nova versão do sistema operacional, você conseguirá receber notificações se há algum tipo de irregularidade em seus batimentos cardíacos.