_Curiosidades

O elevador do futuro usará Maglev e viajará para cima, para baixo e para os lados

O fato dos elevadores só subirem está te deixando meio pra baixo? Não por muito tempo: a ThyssenKrupp, empresa de metais e engenharia da Alemanha, anunciou que está construindo a próxima geração de elevadores que usarão levitação magnética para viajar para cima, para baixo e para os lados, em velocidade, nos prédios do futuro. A […]

O fato dos elevadores só subirem está te deixando meio pra baixo? Não por muito tempo: a ThyssenKrupp, empresa de metais e engenharia da Alemanha, anunciou que está construindo a próxima geração de elevadores que usarão levitação magnética para viajar para cima, para baixo e para os lados, em velocidade, nos prédios do futuro.

A tecnologia Maglev, empregada em alguns trens de alta velocidade, usa grandes campos magnéticos para manter o objeto em movimento sem tocar nos trilhos por cima dos quais viaja. O resultado é menos fricção e velocidades altíssimas, mesmo com uma força relativamente baixa aplicada.

A ThyssenKrupp chama o novo sistema (conhecido como MULTI) de “o Santo Graal da indústria de elevadores”. Projetado por prédios de médio e grande porte – idealmente com pelo menos 300 metro de altura –, as cabines podem trafegar a até cinco metros por segundo. Não é super rápido, mas a natureza do design permite que eles andem em um loop constante, o que significa que os passageiros não precisarão esperar aqueles de 15 a 30 segundos para pegar outro elevador.

A ThyssenKrupp espera ter um protótipo funcional até o final de 2016. Nunca ficamos tão ansiosos por uma viagem de elevador. [Bloomberg]

Sair da versão mobile