_Tecnologia

Este é o plano do bilionário Elon Musk para criar uma internet espacial

Musk usará cerca de 700 pequenos satélites, localizados mais perto da Terra, para fornecer cobertura global de internet.

Elon Musk não sonha pequeno. Ele comanda a SpaceX, com foguetes que voltam à base para serem reutilizados; e é a mente por trás do Hyperloop, que pode ser o futuro do transporte. Sua ideia mais recente – cobrir a Terra e Marte em internet – é ainda mais ousada.

Rumores já diziam que Elon Musk usaria a SpaceX para colocar em órbita uma constelação de satélites para fornecer internet. Ele mesmo confirmou que está pensando nisso, e uma reportagem da BusinessWeek tem mais pormenores. Alguns são esperados; outros, nem tanto.

Musk usará cerca de 700 pequenos satélites para fornecer cobertura global de internet. Ao usar satélites menores localizados mais perto da Terra, o bilionário acredita que pode colocar o sistema em órbita a custos reduzidos.

Além disso, a menor distância em relação à Terra diminuiria a latência, e proporcionaria uma velocidade maior do que existe atualmente em internet via satélite.

Na verdade, de acordo com a BusinessWeek, Musk não planeja apenas conectar o terceiro mundo à internet, como querem Google e Facebook. O sistema de satélites pretende rivalizar em velocidade até mesmo com redes de fibra óptica já existentes.

Musk está pensando grande em outro aspecto: Marte. Ele tem a ambição de estabelecer uma colônia marciana, e ela precisaria de algum tipo de rede de comunicações. O empresário acredita que os satélites são a maneira mais fácil de fazer isso.

Ainda não há um cronograma imediato para quando Elon vai levar a internet ao espaço, mas aparentemente “50 a 60 funcionários” usarão o escritório em Seattle da SpaceX para começar a trabalhar no projeto. Essa equipe deve crescer dramaticamente ao longo dos próximos anos. [BusinessWeek]

Foto por Associated Press

Sair da versão mobile