_Ciência

Elon Musk: painéis solares em forma de telha custarão menos que telhados comuns

A Tesla anunciou recentemente seu mais novo produto: painéis solares que se integram ao telhado e são praticamente imperceptíveis.

A Tesla anunciou recentemente seu mais novo produto: painéis solares que se integram ao telhado e são praticamente imperceptíveis. O CEO da Tesla, Elon Musk, revelou que essas telhas solares da empresa devem custar menos do que as versões convencionais, mesmo antes de levar em conta a economia em gastos de energia.

• Tesla anuncia painéis solares em formato de telhas que se integram à casa
• SolarCity, de Elon Musk, vai fabricar o painel solar mais eficiente de todos

“A proposta básica seria, ‘você gostaria de telhas com um visual melhor do que um telhado normal, que duram duas vezes mais, custam menos e, a propósito, geram eletricidade?’ “, disse Musk na quinta-feira (17), pouco depois que os acionistas da Tesla aprovaram a aquisição da empresa de energias renováveis ​​SolarCity.

De acordo com Musk, tornar os painéis mais baratos do que telhas tradicionais é atualmente algo “bastante promissor”, graças em parte aos custos reduzidos de transporte. Da Bloomberg:

Não se engane: as novas telhas ainda serão um produto premium, pelo menos quando forem lançadas inicialmente. Os telhados de terracota e ardósia que a Tesla imitou estão entre os materiais mais caros no mercado, custando até 20 vezes mais do que telhas asfaltadas baratas.

Grande parte das economias de custo que Musk está antecipando vem do transporte dos materiais. Os materiais tradicionais de telhado são quebradiços, pesados ​​e volumosos. Os custos de envio são elevados, assim como a quantidade perdida devido a quebras.

As novas telhas de vidro temperado, projetadas na nova divisão automotiva e de vidro solar da Tesla, pesam apenas um quinto dos produtos atuais e são consideravelmente mais fáceis de transportar, disse Musk.

No mês passado, Musk revelou oficialmente sua intenção de substituir o telhado das casas, revelando quatro casas equipadas com telhas de painéis solares surpreendentemente elegantes.

“A chave é fazer com que a energia solar tenha um visual agradável”, disse Musk na época. “Queremos que você chame seus vizinhos e diga: ‘veja só este belo telhado'”.

[BloombergBusiness Insider]

Foto por AP

Sair da versão mobile