Elon Musk sai do governo Trump apenas oficialmente; entenda

Em coletiva de imprensa, Trump anuncia saída de Elon Musk do governo. Mas o bilionário continuará próximo ao presidente. Entenda!
Imagem: X/Reprodução

A profunda relação de Elon Musk com Donald Trump – que parecia ter chegado ao fim na última quarta-feira (28) – quando o bilionário abandonou seu cargo, ganha mais um capítulo.

banner

Nesta sexta-feira (31), Trump e Musk fizeram um pronunciamento na Casa Branca anunciando a saída do bilionário do DOGE (Departamento de Eficiência Governamental).

Elon Musk idealizou o DOGE com total apoio de Trump visando enxugar os gastos do governo. No entanto, o bilionário era Funcionário Especial do Governo dos EUA, cuja participação tinha um prazo de 130 dias, se encerrando no dia 31 de maio.

A coletiva desta sexta-feira, no entanto, seria para esclarecer o motivo pelo qual Elon Musk abandonou o governo antes do prazo. Contudo, a ambiguidade Elon Musk e a digressão frequente de Donald Trump provaram uma coisa: nunca se sabe o que pode acontecer nesse governo dos EUA.

Elon Musk sai do DOGE, mas ainda terá influência no governo Trump 

De fato, Elon Musk saiu, mas somente do DOGE. A coletiva deixa explícito que o bilionário continuará a participar do governo Trump “como amigo e conselheiro” do presidente.

Na transmissão, Trump começa citando que o governo é um “pouco sujo”, mas não seu governo. O presidente mostra um vídeo de um programa da emissora CNBC citando melhorias na economia graças ao seu governo.

Em seguida, Trump elogia Elon Musk por seus feitos na engenharia, exploração espacial e tecnologia, e afirma que o bilionário não está deixando o governo.

“Elon Musk estará sempre por aqui. O DOGE é o bebê dele”, afirmou Trump, em uma óbvia manobra para demonstrar que a dupla não chegou ao fim.

O gesto fica ainda mais evidente quando Trump entrega uma enorme chave dourada a Elon Musk. Um presente que ele dá apenas a pessoas muito especiais, segundo disse na live. O ouro acabou sendo uma oportunidade para ambos. Elon Musk, após receber o presente, elogia o acabamento dourado no teto, desencadeando um bate-papo entre os dois sobre ouro.

Musk e Trump observam teto dourado da Casa Branca. Imagem: YouTube/Reprodução

Contudo, as coisas voltam ao normal — e neste caso, ao modo normal de Elon Musk e Trump — quando um jornalista pergunta ao bilionário sobre a matéria do New York Times que revela o abuso de drogas de Elon Musk.

Como sempre, a culpa é da imprensa. Musk começa a humilhar os jornalistas, Trump cita perseguições da mídia e as coisas chegam, não surpreendentemente, a teorias da conspiração.

A coletiva de imprensa oficial do governo Trump para anunciar a saída de Elon Musk acabou sendo sobre as digressões do presidente.

Em um momento, quando um repórter pergunta sobre o hematoma próximo ao olho de Elon Musk, o magnata responde que o olho roxo foi porque ele levou um soco de seu filho de cinco anos.

“Eu estava brincando com o pequeno X e disse: ‘vai, me dá um soco na cara. E ele deu. Esta é a prova de que uma criança consegue te deixar com o olho roxo”, disse Musk.

A conclusão da coletiva: Elon Musk deixa o DOGE, mas não abandona Trump e continuará realizando doações generosas ao governo dos EUA.

Veja:

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista e mineiro. Já escreveu sobre tecnologia, games e ciência no site Hardware.com.br e outros sites especializados, mas gosta mesmo de falar sobre os Beatles.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas