_Mobilidade

Elon Musk diz que túnel de testes subterrâneo de alta velocidade abrirá em dezembro em Los Angeles

Elon Musk anunciou que o túnel de testes para o seu conceito de trilho subterrâneo de alta velocidade abrirá oficialmente em Los Angeles em 10 de dezembro. Musk, que fez a promessa na noite deste domingo (21) no Twitter, disse que o público ganhará até corridas gratuitas na rota de testes de 3,21 quilômetros no […]

Elon Musk anunciou que o túnel de testes para o seu conceito de trilho subterrâneo de alta velocidade abrirá oficialmente em Los Angeles em 10 de dezembro. Musk, que fez a promessa na noite deste domingo (21) no Twitter, disse que o público ganhará até corridas gratuitas na rota de testes de 3,21 quilômetros no dia seguinte, em 11 de dezembro.

A solução de Elon Musk para acabar com o trânsito passa por túneis subterrâneos

Oficialmente chamado de “The Loop” (não confundir com o ainda imaginário Hyperloop), a rota de 3,21 quilômetros na cidade de Hawthorne, na Califórnia, recebeu a luz verde para ser construída. Hawthorne, que fica próxima do aeroporto LAX, é tecnicamente independente de Los Angeles, mas a maioria dos moradores pensam nela como outra parte da cidade de Los Angeles, que vai se alastrando.

O experimento de Musk, construído por sua empreitada The Boring Company, teria uma velocidade máxima de 250 quilômetros por hora, mas não está claro o quão rápido os passageiros irão de um Ponto A a um Ponto B. Não foram publicados detalhes sobre o quão rapidamente o veículo chega à velocidade máxima. O metrô atual de Los Angeles tem uma velocidade de operação média de pouco mais de 40 quilômetros por hora.

As fotos no site da empresa mostram o túnel de Hawthorne, que parece idêntico a qualquer outro sistema de trem subterrâneo no mundo.

O túnel de testes de Hawthorne, na área de Los Angeles. Foto: The Boring Company

A Boring Company venceu uma licitação em junho para construir um sistema subterrâneo de alta velocidade para Chicago que viajará os quase 29 quilômetros entre o centro de Chicago e o Aeroporto O’Hare em cerca de 12 minutos. Os trens atuais de Chicago levam de 40 a 45 minutos para viajar esse mesmo trajeto. Entretanto, as construções do túnel em Chicago ainda não começaram.

“O propósito é mostrar que um elevador pode ser construído em plantas muito pequenas e dentro de edifícios existentes, sejam eles casas, escritórios ou estacionamentos de lojas”, explicou a Boring Company em seu site sobre o túnel de testes de Hawthorne. “Adiante, seria possível ter um elevador no porão de todos os prédios comerciais, permitindo viagens diárias extremamente convenientes.”

Os vários fãs de Elon Musk no Twitter provocaram o CEO depois do anúncio de que o túnel de Los Angeles seria aberto em breve. Alguns perguntaram se a data programada para 10 de dezembro era real, em referência aos vários atrasos em outros projetos, incluindo seus carros Tesla.

“10 de dezembro em tempo real ou no tempo de Elon?”, disse uma pessoa. Musk respondeu: “Acho que real”.

A Boring Company produziu um vídeo conceitual para o serviço neste ano, mostrando passageiros entrando em um espaço aberto conceitual na rua e sendo levados para um sistema subterrâneo de trilhos. O vídeo não mostra como os passageiros pagarão pelo serviço, mas Musk anteriormente disse que as corridas seriam apenas US$ 1.

Elon Musk tem atraído muita polêmica neste ano. O bilionário atacou sindicatos e foi alvo de um processo por difamação depois de acusar, sem fundamento algum, um dos socorristas dos meninos da caverna na Tailândia de ser “pedófilo”. Musk também se complicou com a Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos (SEC) depois de anunciar que poderia fechar o capital da Tesla em US$ 420 por ação. O preço é uma referência à maconha, que também foi o centro de uma das controvérsias de Musk, depois que o bilionário fumou um cigarrinho do demônio no meio de um podcast com Joe Rogan no mês passado. Acionistas não gostaram nada do episódio.

Resumindo? Musk precisa desesperadamente de uma vitória para melhorar sua imagem. E não estou falando de uma exaltação em alguma revista especializada e de nicho que pouca gente lê. Mas, sim, de coisas como um projeto de transporte empolgante que torne a locomoção numa cidade de trânsito caótico como Los Angeles. Será que é possível? A resposta pode vir ainda neste ano.

Sair da versão mobile