Como a gente bem sabe, a Boring Company, de Elon Musk, tem cavado um túnel sob Los Angeles para tentar desafogar o trânsito caótico da cidade — ou o trânsito “destruidor de almas”, como o CEO tem definido constantemente. Recentemente, Musk afirmou que começaria a oferecer passeios gratuitos no túnel, em sua fase de testes, e que, quando lançado, daria prioridade a cápsulas para pedestres e ciclistas por um custo “menor do que o de uma passagem de ônibus”. Agora, sabemos exatamente o valor que será adotado: US$ 1.

• Elon Musk vai, em breve, oferecer passeios gratuitos em seu túnel subterrâneo em Los Angeles
• Elon Musk muda foco do Hyperloop e quer oferecer espécie de transporte público

A intenção de Elon Musk é a de um transporte em massa pelo túnel, que leve 16 pessoas por “pod” (espécie de cápsula), a um custo de US$ 1 por pessoa. A informação foi compartilhada em um encontro no Leo Baeck Temple, em Los Angeles, nesta quinta-feira (18), e é confirmada na sessão de perguntas frequentes da Boring Company e em tuítes e publicações no Instagram da companhia.

Durante a conversa, Musk fez questão de tentar tranquilizar os moradores da cidade sobre o túnel que tem cavado debaixo de suas ruas. Pouco antes do encontro, o Metrô de Los Angeles ainda confirmou uma parceria com a Boring Company para os testes do túnel.

Ele reforçou novamente a informação da semana passada de que oferecerá, “em alguns meses”, passeios gratuitos para quem quiser participar dos testes do túnel. Cansado do trânsito de LA, ele quer revolucionar o transporte coletivo da cidade com pods que levarão 16 pessoas cada, além de facilitar a locomoção de carros, colocando-os sobre espécies de trenós elétricos, que desceriam até o subterrâneo e se locomoveriam em velocidades superiores a 190 km/h.

A visão de Musk é ambiciosa e até esperançosa demais, mas ele está tomando os passos necessários para fazer a ideia avançar e se aproximar cada vez mais de se tornar realidade — o que não significa que não terá que lidar com difíceis obstáculos regulatórios pela frente. Se conseguir algum dia implementar o seu sistema, acredito que ninguém vai achar ruim um túnel que desafogue o trânsito e te leva rapidamente aos lugares que deseja ir. Sobretudo se essa estrutura vem com prioridade a quem não tem carro e depende do transporte coletivo.

[The Verge]

Imagem do topo: Captura de tela/Twitter