Essa pequena mudança nos termos de serviço significa que o Facebook não pode mais usar a API dos contatos do Google, pelo menos enquanto eles não bolarem um sistema recíproco, onde os contatos do Facebook possam ser importados para o Gmail também.

Quem usa o Gmail deve se lembrar quão fácil era encontrar os amigos no Facebook. Era só colocar o e-mail e a senha e esperar a caça pelas amizades. Eis o que o Google disse ao TechCrunch:

“Nós decidimos mudar nosso sistema sutilmente para mostrar o fato de que os usuários normalmente não sabem que uma vez importados os contatos para sites como o Facebook, eles estão efetivamente presos. Os usuários do Google continuarão livres para exportar seus contatos de nossos produtos para seus computadores num formato aberto e legível – e uma vez que eles tenham feito isso, eles podem importar os dados para qualquer serviço. No entanto, nós não vamos mais permitir que sites automatizem a importação do Google Contacts dos usuários (por meio de nossa API), a não ser que eles disponibilizem um sistema de exportação semelhante para outros sites.”

Será uma tristeza quando essa prática ferramenta sumir para os usuários do Gmail, mas eu admiro a teimosia do Google nesse caso. Só esperamos que essa postura mais dura funcione de forma melhor do que no caso da censura à internet do governo chinês. [TechCrunch]